Presidente da Câmara participou na campanha ‘Árvore da Vida’

O Presidente da Câmara, acompanhado pelo Executivo Municipal, participou esta manhã no Centro de Saúde de Vizela, na campanha «Árvore da Vida», que assinala o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, promovida pelo PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar promovido pela ARS Norte, I.P., inserido na área funcional de Promoção e Proteção da Saúde do Departamento de Saúde Pública.

Atualmente está disponível em todas as unidades de saúde, e em breve estará também nas farmácias comunitárias, um teste que em poucos minutos permite que qualquer pessoa tenha conhecimento do seu estado serológico face ao VIH. A realização deste teste, permite diminuir n.º de diagnósticos tardios, o n.º de casos de doença e consequentemente o n.º de mortes.

Este ano, através da campanha «Árvore da Vida», o PRESSE pretende chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e para o acesso universal de toda a comunidade a este teste rápido, incentivando à sua realização, como mais uma forma de prevenção, além do uso do preservativo.

A «Árvore da Vida», decorada de laços vermelhos, agrega simbolicamente, os múltiplos casos de pessoas que, através do diagnóstico precoce, deixam de ser um “laço” isolado e descurado, e ganham proteção junto de uma comunidade.

Esta Iniciativa lança um desafio que tem como intuito sensibilizar e envolver os alunos e docentes para o tema da Campanha «Árvore da Vida», onde a comunidade educativa é convidada a decorar uma árvore – com 1030 laços vermelhos – mas sobretudo uma ideia: a importância do diagnóstico precoce “Contra a Sida, pela vida”.