Apresentado Orçamento Participativo Jovem 2018

A Câmara Municipal apresentou o Orçamento Participativo Jovem em sessão pública, no passado dia 22 de março, no Callidas Club Bar.

Podem participar no OPJ de Vizela, através da apresentação de propostas e votação, todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes em Vizela ou naturais de Vizela.

A candidatura pode ser apresentada a nível individual ou em grupo, de acordo com o seguinte calendário: Recolha de propostas até 01 de maio; Análise técnica das propostas em maio; Apresentação pública e votação das propostas em maio e junho.

Com a implementação do Orçamento Participativo Jovem, o Município de Vizela pretende contribuir para um modelo de governação mais dinâmico, assegurando a abertura, a participação e a igualdade.

O Orçamento Participativo Jovem é um mecanismo de democracia participativa, voluntária, no âmbito do qual os/as jovens podem dar o seu contributo para a definição das políticas do Município de Vizela com a respetiva adequação orçamental.

A implementação do Orçamento Participativo Jovem no Município de Vizela é consequência de uma gestão participada e informada, nos termos dos princípios e compromissos organizacionais relacionados com a aproximação da administração ao cidadão e com os valores da democracia participativa, constantes no artigo 2°. da Constituição da República Portuguesa.

Com a implementação do Orçamento Participativo Jovem, o Município de Vizela pretende dar mais um passo em frente no apelo à cidadania e à participação da juventude na construção de um Concelho melhor.

As normas de participação podem ser consultadas no site da Autarquia em https://www.cm-vizela.pt/orcamento-participativo-jovem/ e na página de facebook do Espaço Jovem de Vizela – https://www.facebook.com/vizelaespacojovem.

Para a concretização da proposta vencedora, o Município de Vizela atribuirá uma verba até ao limite de 15 mil euros.