Balanço da iniciativa meses temáticos

No âmbito das competências municipais, a Câmara Municipal promoveu a iniciativa ‘Meses temáticos’, durante o ano de 2018 e que se iniciou em janeiro, com o mês da Educação.

Assim, o mês de janeiro foi dedicado à Educação, onde o Executivo Municipal visitou todas as escolas do Concelho, no sentido de fazer uma avaliação das necessidades de cada estabelecimento e criar melhores condições para as crianças, pois elas são o futuro do concelho de Vizela. Neste mês teve também lugar uma reunião com as Associações de Pais e os Agrupamentos de escolas, para aferir das principais preocupações, numa perspetiva de melhorar a parceria entre a Câmara e aquelas associações.

No âmbito do mês de fevereiro, mês da Juventude e Desporto, a Câmara Municipal promoveu uma série de atividades temáticas: descida de rio, torneio de futebol de cinco, tertúlias, emissões de rádio, sessões de trabalho e música, para além das visitas às entidades desportivas e de juventude. De destacar a iniciativa Juventude.net, um Encontro Distrital de Técnicos Municipais de Juventude, que contou com a participação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e onde foram apresentados dos campos sintéticos a implementar no Concelho.

O mês de maio foi dedicado à ação social, onde se destaca a inauguração do novo espaço dos serviços municipais de ação social, no edifício 2 do Mercado Municipal, na rua da Portela. Neste mês entrou em vigor o Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade – “Cheque Bebé” que prevê a atribuição de um valor de 1000,00€ por criança, com o objetivo de desenvolver estratégias de estímulo à natalidade e à fixação da população, de modo a criar condições que favoreçam o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.

Setembro foi o mês das freguesias, com um dia dedicado a cada uma das freguesias, com o objetivo de verificar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e o processo de desenvolvimento de cada freguesia e onde foram divulgados os projetos das ARU’S para cada uma das freguesias.

A Câmara Municipal escolheu o mês de novembro para iniciar o Roteiro pelas Empresas e Comércio, no seguimento da estratégia para o desenvolvimento económico e empresarial, implementada pelo Executivo Municipal, iniciando um conjunto de visitas a estabelecimentos comerciais do Concelho, no sentido de apresentar as novas medidas de incentivo nesta área. De destacar neste mês a visita do Primeiro-ministro à empresa Mundotêxtil, na primeira vez que um Primeiro-ministro visitou o nosso Concelho, no âmbito das suas funções.

O mês de novembro foi dedicado à Proteção Civil com a realização do programa Vizela Noite Segura, uma parceria entre a Câmara Municipal de Vizela, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Vizela que promoveram vários simulacros com o objetivo de reduzir a sinistralidade na estrada, assim como sacudir consciências, sobretudo entre os jovens, alertando para os riscos do consumo de álcool aliado à condução. Destaque ainda para a realização da primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança, 10 anos depois.

No mês de dezembro esteve em destaque o Turismo, com o objetivo de promoção e divulgação de Vizela enquanto destino turístico, destacando a atividade Vizela Cidade Natal, a press-trip no Concelho com a presença de mais de duas dezenas de jornalistas portugueses e espanhóis, o programa de sábado da RTP1 ‘Aqui Portugal’, a assinatura do protocolo com a Expourense e ainda as gravações do projeto Avicella – Mapa Turístico Digital de Vizela.

De destacar que as áreas da cultura e ambiente foram áreas transversais a todo o ano, tendo sido realizadas durante 2018 várias iniciativas nestas áreas.

No que à cultura diz respeito, a Câmara Municipal apostou na realização de eventos, potenciadora de desenvolvimento económico, social, cultural e turístico, em especial com o objetivo de promoção e divulgação de Vizela enquanto destino turístico. Destaque para a música popular no 19 de março, a música de intervenção no 25 de abril, a música tradicional na Festa das Tradições, e o fado no Festival da Francesinha.

Um ano passado desde que este Executivo assumiu funções, não há qualquer dúvida de que Vizela está diferente, verificando-se a participação massiva dos vizelenses nas várias iniciativas que temos vindo a promover ao longo do último ano.

Quanto à área ambiental, o Executivo Municipal decidiu implementar o programa ‘Vizela Mais Limpa’, com o objetivo de melhorar de forma substancial a qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses. Os objetivos deste programa são: a substituição do sistema atual de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema progressivo de contentorização; a aquisição de varredora mecânica; a aquisição de camião de limpeza urbana; a colocação de contentores de recolha seletiva; e a promoção de ações de sensibilização.

De realçar que os principais objetivos desta iniciativa foi identificar os projetos, iniciativas e necessidades atuais e futuras nas mais diversas áreas de atuação da Autarquia, assim como dar a conhecer projetos e ações do Executivo Municipal em cada uma das suas vertentes de atuação.

É ainda intenção da Câmara Municipal retomar a iniciativa dos meses temáticos na altura de balanço do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Executivo Municipal.