Câmara implementa projeto Centurium nas escolas do Concelho

A Câmara Municipal de Vizela está neste momento a dar os passos para a implementação projeto Centurium nas escolas do concelho de Vizela.

O projeto Centurium é um projeto educativo, com 10 anos de implementação e que tem por base de ação promover a cultura educativa e o desenvolvimento integrado dos jovens, sendo considerado como promotor e facilitador da flexibilidade curricular e logo uma mais-valia no combate ao insucesso escolar e na promoção da inclusão social.

Este projeto educativo da organização não-governamental – Instituto das Comunidades Educativas, cuja missão e razão de ser é a promoção da inclusão social, envolve professores de todas as áreas disciplinares do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade e tem como elementos centrais os jogos de tabuleiro ancestrais – Moinho, Seega, Tábula e Soldado – aos quais se nomearam de Jogos Romanos de Tabuleiro. Estes elementos chegam ao nosso território através da diáspora do Império romano e da romanização da península ibérica. Em particular, dada a evidência da época romana em Vizela, faz todo o sentido explorar estes elementos numa dimensão de Currículo Local, expresso no património e identidade desta cidade. Através destes elementos lúdicos, promove-se a aproximação do cidadão Vizelense à sua história e à sua identidade patrimonial.

A Câmara Municipal de Vizela está neste momento a dar os passos necessários para a implementação deste projeto que será desenvolvido nas escolas do concelho de Vizela, começando por capacitar os professores com formação através de uma oficina de 50 horas, acreditada pelo Concelho Cientifico e dotando de seguida as escolas e professores com kits de jogos, t-shirts identitárias de participação por jogo, bem como elementos caracterizadores da implementação do Centurium no espaço de cada escola e Comunidade Educativa, promovendo assim o sucesso escolar a partir de elementos do Currículo Local e o envolvimento de toda a comunidade Vizelense, a partir da escola.