Câmara Municipal de Vizela associa-se à iniciativa AÇÃO VERÃO 2018

A Câmara Municipal de Vizela associa-se à iniciativa AÇÃO VERÃO 2018, promovida pela  Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. Esta campanha tem vindo a ser desenvolvida desde há vários anos através de ações de educação e sensibilização em relação aos cuidados a ter com o Sol, no âmbito da Prevenção Primária do Cancro da Pele, junto dos agentes de saúde, educação e na sociedade civil. Estas ações têm o apoio da Direção Geral da Saúde.

A incidência do cancro da pele é elevada, continua a aumentar e apesar de a maioria ser curável, se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% têm relação com os exageros de exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem, sendo fundamental uma ação preventiva direta junto da população. A exposição solar não só lúdica (na praia, nas caminhas ou corridas, nos desportos ao livre) mas também a exposição profissional (trabalhadores com profissões ao ar livre).

Além de adoção de comportamentos adequados de convívio com o Sol, é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce.

Vamos proteger-nos do sol!