Câmara, Vimágua e SEPNA reforçam fiscalização das descargas no Rio Vizela

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses, o Município de Vizela em estreita colaboração com a Vimágua, S.A., tem desenvolvido várias inspeções nas condutas de saneamento, de rede de águas pluviais e das linhas naturais de água existentes no concelho de Vizela, com o objetivo é identificar ligações impróprias e, nesse sentido, reduzir eventuais focos de contaminação do Rio Vizela.
Das várias ações de fiscalização, foram identificadas 27 habitações com as águas residuais diretamente encaminhadas para linhas de água, nomeadamente para o Ribeiro de Paços, tenho os proprietários sido notificados para a resolução da respetiva questão.
Assim, e dando continuidade aos trabalhos de inspeção dos recursos hídricos existentes no Concelho, iniciaram-se, hoje, por parte da Vimágua e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a fiscalização das condutas da rede de saneamento bem como das linhas de água naturais afluem no Rio Vizela, nomeadamente as que abrangem a Avenida Domingos Vaz Pinheiro, Rua da Boca, Rua da Saudade e Zona envolvente ao loteamento do Poço Quente.
As condutas são inspecionadas com recurso a captação de imagens de vídeo por robot e serão também efetuadas análises às amostras de água recolhidas.
Com estas ações pretende-se eliminar ligações clandestinas que possam existir e desta forma contribuir para melhorar a qualidade da massa de água do Rio Vizela, para termos um rio mais limpo e atingir o objetivo de devolver o Rio aos Vizelenses.
De salientar que a Câmara Municipal de Vizela considera que a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente que é necessário assegurar o cumprimento e/ou respeito do plano de despoluição do Rio Vizela, nomeadamente exigindo-se e fazendo-se cumprir as normas legais aplicáveis.