Campanha de vacinação antirrábica 2018

No seguimento da nova política de tratamento dos animais, o Município de Vizela levará a cabo a campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica dos Animais, pelas freguesias do Concelho, de 9 a 14 julho, com o apoio do Médico Veterinário Municipal – Dr. Jorge Alves.

A vacinação é extremamente importante para prevenir doenças graves e fundamental para a saúde de animais e também a saúde dos seus donos.

A Identificação Eletrónica dos Animais é indispensável para provar a propriedade e a origem dos animais, evitando roubos e permitindo a recuperação de animais perdidos. Assume um papel extremamente importante no controlo de questões sanitárias, jurídicas e humanas, diminuindo com especial importância o grave problema que é o abandono dos animais.

Os custos com a Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica dos Animais são reduzidos, tendo em conta a saúde e segurança dos animais de estimação.

De realçar que o Executivo da Câmara Municipal adotou uma nova política no que concerne ao tratamento e abandono dos animais, tendo recentemente apresentado uma candidatura para a construção de um centro de recolha oficial de animais de companhia (CRO). A Câmara adquiriu também equipamento e readaptou uma viatura municipal para a recolha de animais abandonados.

Assim, a calendarização estabelecida para a campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica dos Animais é a seguinte:

As taxas de vacinação antirrábica em vigor para o ano 2018 de acordo com Despacho do Ministro do Estado e das Finanças e da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território:– Vacinação antirrábica (Taxa única) – 5.00 € para os cães, gatos e outros animais sensíveis que se apresentem para Vacinação em qualquer data.– Boletim Sanitário de Cães e Gatos – 1.00 € – Isenção de taxa de Vacinação e de cobrança de boletim – Para os cães-guia, cães-guardas de estabelecimentos do Estado, de Corpos Administrativos, de Instituições de Beneficência e de Utilidade Pública, dos Serviços de Caça do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e aqueles das Autoridades Militares, Militarizadas e Policiais sem assistência clínica privativa.- Identificação Eletrónica (Taxa única, incluindo ficha Mod. 500/DGV): – 13.00 Para além deste prazo, a vacinação antirrábica e identificação eletrónica poderá ser efetuada todas as primeiras terças-feiras de cada mês, pelas 11h, na Praça do Município (no edifício da Câmara Municipal, junto ao acesso à garagem).

Freguesia Local Dia Mês Hora
Santo Adrião Rua de S. Gonçalo (Cruzeiro) 10 julho 10.30h