Comissão Municipal de Toponímia aprovou Avenida Manuel da Costa Campelos, Rotunda do Futebol Clube de Vizela e Rua José Fernando da Costa Vieira

O Presidente da Câmara Municipal presidiu esta manhã a uma reunião ordinária da Comissão Municipal de Toponímia, que contou com a participação os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, do Comandante do Posto da GNR de Vizela, e ainda dos técnicos superiores em representação da Divisão de Gestão Urbanística e Divisão das Obras Municipais da Autarquia.

No seguimento da intenção do Município de Vizela em perpetuar a memória de Manuel da Costa Campelos para as gerações vindouras, foi aprovada na referida reunião, e em homenagem póstuma, a propositura da Avenida Manuel da Costa Campelos à ligação da rua Dr. Braulio Caldas à rotunda da GNR. Trata-se de uma homenagem a “um dos principais obreiros” da criação do Concelho de Vizela, cidadão honorário do Município Vizelense, uma figura ímpar deste Concelho, reconhecido por todos pela sua luta em prol da emancipação da nossa terra.

De destacar também a aprovação por unanimidade das homenagens que o Município quer prestar ao Futebol Clube de Vizela, uma das mais antigas instituições do nosso Concelho e que comemora os seus 80 anos, e a José Fernando da Costa Vieira pela cedência de terrenos que permitiu a construção do complexo desportivo do Futebol Clube de Vizela, com os topónimos Rotunda do Futebol Clube de Vizela, Rua José Fernando da Costa Vieira e Rua 19 de Março (prolongamento).

Na reunião foram ainda aprovados os topónimos para a urbanização da Quinta do Poço Quente na União de Freguesias de Caldas de Vizela, S. Miguel e S. João (Avenida da Quinta do Poço Quente, Rua da Quinta do Poço Quente e Travessa da Quinta do Poço Quente), assim como as propostas de toponímia para a União de Freguesias de Tagilde e S. Paio, nomeadamente a zona industrial e zona de lazer (Calçada do Parque, Ruela da Indústria e Ruela do Assento).

Para a Freguesia de Vizela Sto. Adrião foi aprovado o topónimo para o Beco de Lamelas e para a Freguesia de Sta. Eulália, a Ladeira da Presa.