Cumpriu-se a tradição da Serra da Velha

Cumpriu-se na passada quarta-feira uma tradição de Vizela, a Queima das Velhas, numa Praça repleta de crianças desejosas de ver arder a Velha que orgulhosamente construíram.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vizela, através da Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes, contou com as parcerias da Turma de Teatro da Universidade Sénior de Rotary Club de Vizela, Hélder Magalhães e Agrupamento de Escuteiros de São João.

A fogueira ardeu no centro da cidade, mas em tempos passados, as crianças aproveitavam o dia da queima para troçar de velhas más queimando uma velha de jornal às suas portas.

Esta tradição está também associada à passagem do inverno para a primavera, como se a primavera representasse tempos melhores e o inverno as dificuldades que ficam para trás. Em outros locais aproveita-se a Serra da Velha para fazer crítica social e local e queimam-se os malfeitores e os corruptos.

Para além da queima de uma velha com 3 metros construída pelo Agrupamento de Escuteiros de São João, a noite foi preenchida com a dramatização de um texto de Hélder Magalhães pela turma de teatro da Universidade Sénior de Rotary Club de Vizela, e ainda pela entrega dos prémios aos vencedores do concurso de construção.

A exposição destes trabalhos pode ser vista na montra da Loja do Turismo até final do mês.

Velhas pequenas

1º Prémio – Antónia Rosa do Amaral