Executivo apresentou monumentos de homenagem ao Povo de Vizela e a Manuel Campelos

O Executivo Municipal efetuou esta manhã uma visita às obras dos monumentos de homenagem ao Povo de Vizela e a Manuel Campelos, que serão inaugurados no próximo dia 19 de março, no âmbito das comemorações do 21 º aniversário do Município de Vizela.

Na visita, o Presidente da Câmara Municipal justificou a realização desta visita com a necessidade de explicar aos vizelenses a história por detrás de cada um dos monumentos, assim como o que representa cada um deles.

O monumento de homenagem a Manuel Campelos situa-se na atual artéria Rua Nova do Fórum, e que, no seguimento da intenção do Município de Vizela em perpetuar a memória de Manuel da Costa Campelos para as gerações vindouras, passará a designar-se ‘Avenida Manuel da Costa Campelos’, com a atribuição da nova toponímia.

Para além da atribuição da toponímia, o monumento evocativo irá contemplar um busto do cidadão honorário do Município de Vizela e o hino do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, um hino de apelo à luta que era declamado em todas as reuniões o movimento, prestando assim uma homenagem pública a um Homem que encabeçou uma luta fulcral para o futuro dos Vizelenses e que se entregou a uma causa pública de forma abnegada.

O monumento de homenagem ao Povo de Vizela ficará na rotunda de S. Miguel, onde a Câmara Municipal vai prestar a devida homenagem à causa vizelense de luta pela autonomia administrativa que é, sem dúvida, aquela que mais identifica os vizelenses: lutadores, apaixonados e orgulhosos de pertencer à sua terra.

O monumento de homenagem ao Povo de Vizela prolongar-se-á para uma das ruas circundantes da rotunda, onde será erigido um muro com um texto de homenagem ao povo de Vizela com um espaço-depósito de memória, onde cada um poderá escrever o nome de uma pessoa que, de uma maneira ou de outra, fizeram parte dos gestos que levaram à autonomia. O documento estará disponível no local e poderá depois ser colocado no espaço memória, e assim efetuar uma homenagem singular e de reconhecimento pessoal a cada vizelense que participou na luta pela emancipação do Concelho. Este documento poderá ser colocado no local apenas no dia 19 de março, entre as 11.00h e as 17.00h.

Vizela celebra assim este ano o seu 21.º aniversário, relembrando o conflito popular de vários séculos, em que os vizelenses lutaram pela liberdade da nossa terra e Vizela atingiu o sonho de voltar a ser Concelho, a 19 de março de 1998.