Iniciou Semana Concelhia de Leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela presidiu hoje à abertura oficial da Semana Concelhia de Leitura, na Biblioteca Municipal, que se prolonga até ao próximo dia 15 de março.

A cerimónia contou também com a presença do restante Executivo Municipal e de representantes dos dois Agrupamentos de escolas, que organizam a Semana Concelhia de Leitura em parceria com a Câmara Municipal.

Os Agrupamentos de Escolas de Vizela apresentaram os programas que irão decorrer durante esta semana nos diversos estabelecimentos de ensino que integram cada um dos agrupamentos e que inclui encontros com escritores, contadores de histórias, leituras, poesia, dramatizações, exposições, danças, feira do livro, entre outros.

O Presidente da Câmara Municipal destacou que se trata de uma semana de festa e que pretende dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas escolas durante o ano inteiro, mas também que esta semana seja a âncora para que se consiga demonstrar a importância do culto da leitura.

Victor Hugo Salgado destacou ainda os projetos da Autarquia na área da leitura, como o ‘Faz-te ao livro’, o ‘Livro na mão sem pagar um tostão’ e a ‘Biblioteca sobre rodas’, a reorganização da Feira do Livro, o Regulamento de Apoio à Edição local e a conclusão do Espaço Autor na Loja de Turismo.

De destacar ainda que no dia 15 de março, pelas 21h00, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, terá lugar o enceramento desta iniciativa com uma sessão de contadores de histórias com Thomas Bakk, com entrada gratuita, a que se seguirá a entrega de prémios aos alunos vencedores da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura.