Município de Vizela apresenta Orçamento Participativo Jovem 2019

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ), iniciativa da Câmara Municipal de Vizela em parceria com o Conselho Municipal da Juventude de Vizela, tem como missão promover uma progressiva participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento municipal, em matéria de juventude.

Assim, o arranque da 3ª edição do OPJ terá lugar no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 18h00, no Callidas Club Bar, sito na Praça da República, com uma sessão pública de apresentação do Orçamento Participativo Jovem.

As sessões de divulgação e esclarecimento junto dos alunos que frequentam os Estabelecimentos de Ensino, Educação e Formação do concelho encontram-se já agendadas, tendo como propósito explicar o que é o OPJ, a quem se destina, quais as suas normas de funcionamento, como é que os jovens podem participar, entre outras informações importantes.

O período de elaboração e apresentação de propostas estende-se de 1 de março a 3 de abril, passando depois por uma análise técnica das propostas, apresentação pública das propostas pelos seus proponentes, seguida de votação pela população jovem. As disposições normativas poderão ser consultadas em www.cm-vizela.

Para a concretização da proposta vencedora, o Município de Vizela atribui uma verba até ao limite de 15 mil euros.

De destacar que no ano passado, o Orçamento Participativo Jovem verificou um aumento significativo da participação dos jovens no processo de votação pública, com mais 237 votos face a 2017, decorrente de um trabalho de proximidade efetuado por este Executivo com os jovens.

Assim, este ano, a Câmara Municipal apela à participação, não apenas na apresentação de propostas, mas também no processo de votação pública, num apelo à cidadania e à participação da juventude na construção de um Concelho melhor.