Projeto ‘Lojas com História’ reconhece estabelecimentos de interesse histórico e apoia comerciantes

No seguimento da estratégia para a promoção e desenvolvimento do comércio tradicional no Concelho, a Câmara Municipal apresentou o Regulamento Municipal ‘Lojas com História’.

O Regulamento Municipal de Reconhecimento de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local – “Lojas Com História” tem como objetivo o reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, que se destacam pelas suas características únicas e reconhecido valor para a identidade do território do Município de Vizela. Outro dos objetivos é a valorização da história do Município de Vizela, divulgando-a para o exterior, atraindo, desta forma, visitantes e promovendo o desenvolvimento do comércio tradicional no Concelho.

Na apresentação deste projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela destacou a importância que este Executivo Municipal tem atribuído ao comércio tradicional que faz parte da história de Vizela e que tem, ao longo dos anos, desempenhado um papel muito importante na vida dos Vizelenses, com traços característicos e identificadores da cultura e do imaginário dos Vizelenses e dos visitantes.

Victor Hugo Salgado destacou que esta não se trata de uma medida isolada de apoio ao comércio local, á qual se juntam outras como o Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – “Vizela Reabilita”, que vai distinguir as três melhores iniciativas de promoção de reabilitação e regeneração urbana; o Roteiro pelas Empresas e Comércio para reforçar a proximidade entre a Autarquia e os investidores privados; o Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade – “Cheque Bebé”; a Área de Reabilitação Urbana (ARU) do centro de Vizela e o projeto de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria.

De destacar que podem candidatar-se estabelecimentos com longevidade reconhecida há pelo menos 25 anos, com significado para a história local, cujo objeto identitário assente na manutenção de uma função histórica, cultural ou social, assim como o facto de serem únicos no quadro das suas atividades, em função do seu uso original.

Assim, a Câmara Municipal vai atribuir um prémio monetário no valor de 3,000,00€ por ano aos primeiros 10 estabelecimentos e entidades reconhecidos como de interesse histórico e cultural ou social local, apostando num projeto de dinamização e de investimento no incentivo e apoio ao comércio local.

Todas as condições de acesso a este prémio podem ser consultadas em http://www.cm-vizela.pt/wp-content/uploads/2016/04/DRE_-Regulamento-Lojas-com-Historia.pdf.