RUS – Câmara apresenta Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável

No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, a Câmara Municipal vai apresentar o Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS, no próximo dia 18 de junho, pelas 15.30h, na rua na Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha).

Neste Plano de Ação destaca-se a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, tal como todas as artérias adjacentes, um projeto de extrema relevância para o Concelho, que envolve a requalificação da Praça da República, situada no coração da cidade.

Trata-se de um projeto integrado, de onde cumpre destacar ainda a requalificação do Parque das Termas, um projeto de fundo para a maior revitalização do Parque das Termas de Vizela das últimas décadas, em conjunto com a Companhia de Banhos de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, no sentido de devolver aquele espaço a Vizela e aos Vizelenses.

De destacar que apesar de ser da Autarquia a capacidade de promover a reabilitação e revitalização dos espaços públicos, é também importante o envolvimento, para além das populações locais, dos agentes representantes do tecido económico empresarial, aos quais são reconhecidas capacidades para transformar oportunidades em atividades económicas, de modo a atrair novos consumidores e habitantes e, dessa forma, criar uma nova vida nos espaços intervencionados.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal criou o Regulamento Municipal de Reconhecimento de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local “Lojas Com História”, que tem como objetivo o reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, que se destacam pelas suas características únicas e reconhecido valor para a identidade do território do Município de Vizela. Outro dos objetivos é a valorização da história do Município de Vizela, divulgando-a para o exterior, atraindo, desta forma, visitantes e promovendo o desenvolvimento do comércio tradicional no Concelho.

A Autarquia criou ainda o Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – “Vizela Reabilita” que tem como objetivo promover e incentivar as intervenções de reabilitação urbana e restauro do património edificado, e que vai distinguir as três melhores iniciativas de promoção de reabilitação e regeneração urbana.

Este Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS integra assim um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, potenciando assim a sua atratividade e reforçando a identidade do centro para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área e potenciando a intervenção dos privados.