LiveZilla Live Chat Software

 

Vizela Intervém no Social

 

Intervenção com crianças e jovens peqintervenção com idosos peqintervenção com crianças e jovens peq2

Criado em 1998, o concelho de Vizela tem evidenciado grandes e profundas transformações, nomeadamente demográficas, sociais, económicas, políticas e culturais. Com o rápido crescimento populacional, aumenta a necessidade de mobilizar um conjunto adequado de agentes e serviços sociais, como forma de dar resposta às necessidades da população.

No âmbito da Ação Social, cada vez mais a Autarquia tem assumido uma postura de congregação de esforços e de formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais, indispensável à ativação dos meios e agentes de resposta e à otimização dos meios de ação a nível local.

Deste modo, o trabalho em parceria com as entidades locais tem constituído uma forte aposta, nomeadamente através da intervenção desenvolvida no âmbito de iniciativas como a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, criada em 2001, e a Rede Social, programa a que a Autarquia aderiu em 2002.

A Câmara Municipal, no âmbito da ação social, articula ainda a sua intervenção com a Equipa de Acompanhamento do Rendimento Social de Inserção e com a iniciativa local do Programa Alimentar de Vizela, promovida inicialmente pela Delegação de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa e que, desde 2012, é coordenada pela Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

No âmbito da sua intervenção, a ação social da Câmara Municipal desenvolve outras atividades como o atendimento e acompanhamento social e psicológico à população.

A população sénior tem merecido especial atenção, através do desenvolvimento de ações de carácter lúdico-recreativo, como os passeios e convívios, e outras atividades de desenvolvimento pessoal, como o Espaço Internet Sénior e a atividade física, através do programa “Desporto é vida … e não tem idade”.

A criação de condições condignas de alojamento e de habitação constitui outra das prioridades da autarquia.

Nos últimos anos,a Câmara Municipal de Vizela criou outras iniciativas das quais se destacam: o Gabinete de Apoio ao Emigrante, o Regulamento de Apoios Eventuais a Estratos Sociais Desfavorecidos, o Banco Local de Voluntariado, o Cartão Vizela Sénior, a Oficina Domiciliária, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor e mais recentemente a Loja Social e um Gabinete de Encaminhamento de Vítimas de Violência Doméstica criado no âmbito de um Protocolo com a Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras (AHME).

 

 Atendimento / Acompanhamento à população

O atendimento/acompanhamento é efetuado no âmbito do Serviço Social e Consulta Psicológica.
Efetuado o diagnóstico das situações, a nível individual e/ou familiar, procura-se através de um trabalho de articulação interinstitucional e da mobilização dos recursos locais, desenvolver a(s) resposta(s) mais adequada(s) à situação em presença.

Na intervenção desenvolvida considera-se fundamental a promoção da participação da população na definição de estratégias de ação, visando a melhoria das condições de vida, de autonomia e do exercício da cidadania.

Assim, entre outras, são desenvolvidas atividades como: 

- Informar e sensibilizar a população dos seus direitos, no que se refere à proteção social, bem como dos recursos existentes na comunidade;

- Diagnosticar os problemas sociais associados à exclusão social e definir planos de intervenção adaptados aos indivíduos/famílias;

- Apoiar e encaminhar a população para instituições e/ou serviços que melhor se adequem à problemática do indivíduo e/ou família;

- Proporcionar apoio psicológico personalizado e individual, no âmbito de diferentes problemáticas.

 

Consulta de Psicologia no Domicílio

 

Em prol da qualidade de vida e do bem-estar geral da população, a Consulta de Psicologia da Câmara Municipal de Vizela recria-se numa nova vertente de prestação de apoio psicológico na permanência do meio habitual de vida da/o paciente, através da Consulta de Psicologia no Domicílio.

Este novo serviço terá como objetivo primordial reconhecer às pessoas o direito de beneficiarem de apoio ou acompanhamento psicológico, nos termos da consulta de psicologia programada ou espontânea, no ambiente normal e diário da sua casa, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento de caráter temporário ou permanente, não possam ou não devam deslocar-se ao gabinete da/o profissional. Os casos com eventual indicação para Consulta de Psicologia no Domicílio serão, compreensivelmente, alvo de uma avaliação particular e detalhada processo a processo, com a devida salvaguarda para a especificidade de cada situação.

É de todo o interesse, com a criação da Consulta de Psicologia no Domicílio, inovar e desenvolver soluções, com qualidade, nos serviços que o Município de Vizela coloca ao dispor da população.

Existem critérios de inclusão a cumprir e outros a enaltecer, pelo que esta Câmara reconhece que a inclusão passa também por levar os apoios às pessoas e não só por facultar os serviços dentro dos gabinetes.

 

Critérios para Consulta de Psicologia no Domicílio:

 

  • Pessoas com doença crónica, instável ou incapacitante;
  • Pessoas após alta hospitalar ou em episódio/fase de crise não-normativa (acontecimento de vida inesperado e encarado com uma maior ou menor dificuldade em reagir) que, pelas características do caso, não possam ou não devam efetuar deslocações;
  • Pessoas acamadas ou com incapacidades diversas;
  • Pessoas idosas que vivam sozinhas, sobretudo em maior vulnerabilidade social;
  • Pessoas com doença oncológica avançada ou em estadio final de outras doenças crónicas;
  • Cuidadores/as (*) que atendendo à falta de disponibilidade de tempo não possam afastar-se da pessoa em cuidados, para prevenir ou compensar eventuais situações de desgaste emocional.

 

A Consulta de Psicologia no Domicílio visa, nestes termos, não obstante uma avaliação particular e detalhada caso a caso, com a devida salvaguarda para a especificidade de cada situação, estender o apoio psicológico para além do gabinete numa lógica de proximidade e no sentido de promover a importância de famílias seguras, duráveis e regenerativas.

Esta vertente da Consulta de Psicologia funciona na Câmara Municipal de Vizela, sendo que as pessoas ou familiares que pretendam beneficiar deste serviço devem agendar uma primeira consulta de avaliação através do número 253 489 630 ou dirigindo-se pessoalmente à sede da autarquia, na Praça do Município, n.º 522.

 

Intervenção com idosos

O tempo disponível após o termo da atividade profissional não deve ser sinónimo de inutilidade ou inatividade, antes pelo contrário, deve proporcionar ao indivíduo períodos de repouso e de relaxamento, mas também de valorização pessoal e social. Esta fase da vida é a ideal para a realização de atividades que antes não eram possíveis realizar, na medida em que as rotinas e os afazeres do dia-a-dia não o permitiam.

 

“Desporto é vida… e não tem idade”

 

P1130372

 

Desporto é Vida… e não tem idade é um programa de desporto para maiores de 60 anos, promovido pela Câmara Municipal de Vizela.

Divide-se em aulas de ginástica de manutenção e hidroginástica, sendo que estas últimas têm lugar na piscina das Termas. As aulas contam com a orientação de um professor de educação física.

Este projeto promove, desde a sua implementação em 2006, a qualidade de vida dos munícipes com idade igual ou superior a 60 anos, contrariando o sedentarismo e o isolamento, através do estímulo à prática regular de atividade física, enquanto incentivo da autonomia funcional (estimulação motora) e sócio afetiva (integração social) dos seniores.

             

Praia Sénior

 

Praia sénior

 

Tem período marcado, todos os anos em plena época balnear, com a principal finalidade de promover o bem-estar e a qualidade de vida da população com mais de 60 anos nos seus tempos livres.

 

 

julho
D S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Newsletter

agendaculturas

norte2020

discussao publica

ContratacaoPublica

transp

WIFI
Geoportal
sugestao2.png
inquerito
Copyright @ CM-Vizela