LiveZilla Live Chat Software

 

logo cittaslow

 

 

O que é o movimento Cittaslow?


No dia 15 de outubro de 1999, em Orvieto, inicia-se o movimento Cittaslow tendo, como ponto de partida, a agregação de quatro cidades italianas, cujo lema seria a formalização do conceito “la dolce vita”. Inspirado no movimento Slow Food e Slow Movement, o logo Cittaslow é um caracol que carrega uma pequena cidade às suas costas, simbolizando a lentidão.

Este movimento procura o desenvolvimento das comunidades locais através de escolhas sustentáveis. Promove-se a economia, ao mesmo tempo que se protege as tradições culturais e naturais, com o intuito de transformar estas mesmas comunidades em aglomerados mais humanizados e os seus habitantes mais felizes.

A finalidade do movimento Cittaslow Internacional é a criação de uma rede internacional de cidades onde se cultiva o conceito “Viver Bem”, o que significa promover a qualidade de vida em si.

A matriz orientadora do movimento é a protecção da ecologia natural das nossas comunidades; ter orgulho na cultura tradicional, preservar produtos locais e o artesanato e fomentar o envolvimento da comunidade através da preservação da autenticidade local.
Pensar globalmente e atuar localmente – Glocalização.

 

Filosofia do movimento

 

O movimento Cittaslow pretende fomentar o espírito comunitário. Nascido a partir da iniciativa de Paolo Saturnini, antigo Presidente de Câmara de Greve in Chianti, assim como de outros três presidentes de Câmara italianos, o movimento Cittaslow está associado ao movimento Slow Food e pretende potenciar as melhores possibilidades para o presente e o futuro. O Movimento Slow Food dedica-se à defesa da biodiversidade, desenvolvendo a educação do paladar e unindo produtores e co-produtores, criando, assim, o conceito “Comércio Justo”.
Actualmente, a rede Cittaslow conta com 180 cidades distribuídas ao longo de 24 países.
O movimento Cittaslow envolve entidades públicas, residentes e membros da Slow Food. O objectivo passa por promover a qualidade dos produtos locais, a sustentabilidade, a hospitalidade e os serviços de bem estar social. Com vista à promoção da qualidade de vida das comunidades, o movimento Cittaslow apoia a agricultura local, assim como os consumidores que procuram estes princípios, utilizando os melhores aspectos da globalização sem sacrificar a autenticidade das culturas locais.

 

Princípios do Movimento Cittaslow

 

De acordo com a matriz de análise da Cittaslow, todas as cidades-membro deverão trabalhar de acordo com uma filosofia de partilha e de um conjunto de objetivos que partilham. Estes objetivos são enunciados como requisitos para a excelência e são divididos em 54 critérios que por sua vez são distribuídos ao longo de seis temas principais:
Políticas ambientais;
Políticas Infra-estruturais;
Tecnologia e Infra-estruturas Urbanas;
Salvaguarda de produção autóctone;
Hospitalidade;
Consciencialização.

 

 

julho
D S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Newsletter

agendaculturas

norte2020

discussao publica

ContratacaoPublica

transp

WIFI
Geoportal
sugestao2.png
inquerito
Copyright @ CM-Vizela