Vizela implementa transporte escolar gratuito e 50% de desconto no passe sénior

A Câmara Municipal de Vizela apresentou o Programa de Transportes do Concelho de Vizela que promoverá uma maior eficiência e gestão sustentável do serviço público de transportes de passageiros, bem como a universalidade do acesso e a qualidade dos serviços, a coesão económica, social e territorial, o desenvolvimento equilibrado do sector e dos transportes e a articulação intermodal.

Este programa advém, por um lado, da delegação de competências na Comunidade Intermunicipal do AVE relacionadas com o sistema de mobilidade e serviço público de transporte de passageiros, e por outro lado da aplicação do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes.

O Programa de Transportes do Concelho de Vizela vai assentar essencialmente em duas medidas. A primeira, o transporte escolar gratuito, abrangendo um total de 680 alunos, 5 freguesias, três ciclos de ensino, num investimento de 32.000,00€. A segunda, a atribuição de 50% de desconto no passe sénior, num total de 190 seniores abrangidos, com mais de 60 anos, em cinco freguesias, num investimento de 29.000,00€.

De realçar que a implementação deste novo Programa de Transportes do Concelho de Vizela vais traduzir-se em mais-valias municipais, a saber: constituição da autoridade municipal, reorganização da rede de transportes, envolvendo cerca de 770 pessoas, num investimento global de 61.000,00€.

A implementação deste programa vai permitir uma reorganização da rede de transportes, criando condições para um aumento do número de autocarros a circular no Concelho, estando prevista a criação de dois novos circuitos.

Na apresentação deste programa, o Presidente da Câmara Municipal realçou que se trata de um momento importante no que diz respeito às medidas de apoio às famílias vizelenses e que se traduz numa Vizela amiga das famílias, que iniciou já com a implementação de outras medidas como o Cheque Bebé e a atribuição do kit escolar totalmente gratuito aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de todos os estabelecimentos de ensino do Concelho. O Edil salientou ainda que esta medida surge na sequência da nova política educativa da Câmara Municipal, que pretende suavizar os encargos das famílias com a educação dos seus filhos.

Victor Hugo Salgado destacou ainda o apoio à população a partir dos sessenta anos residente no Concelho, portadores do cartão sénior, que vai assim passar a beneficiar de 50% de desconto nos transportes, contribuindo para uma maior qualidade de vida dos cidadãos seniores de Vizela. O Presidente da Câmara realçou ainda que esta medida vem no seguimento da necessidade de um olhar mais atento para as dificuldades sentidas pela população idosa do Concelho, as suas preferências e as suas necessidades.

Por fim, Victor Hugo Salgado salientou que estas medidas se traduzem em mais-valias claras, objetivas e numa realidade indubitável, com o objetivo de criar um Concelho mais inclusivo e cada vez com mais e melhores condições para viver.

O Programa de Transportes do Concelho de Vizela terá uma dotação de 50.908,00€ e inicia já no próximo mês de maio.