Geminação trabalhada durante cinco dias em Vizela

Uma comitiva de Frontignan la Peyrade composta pela Vereadora, Sabine Schürmann, pelo técnico municipal, Mohamed Boudiaf, pela presidente da Associação Portuguesa de Frontignan, Isabel Fiuza e pela professora da escola profissional Maurice Clavel, Nadine Tortosa, esteve em Vizela desde o passado sábado, dia 16 de março, tendo partido de regresso no dia 20.

Para além da presença institucional nas comemorações do 21.º aniversário do Município, a comitiva liderada pela responsável política pela geminação realizou várias visitas e reuniões no nosso Concelho. Os trabalhos começaram no sábado de manhã com a realização de reuniões com a Santa Casa da Misericórdia de Vizela e com a AIREV com o objetivo da receção de duas jovens estagiárias em junho.

Seguiu-se um almoço de receção com o Presidente da Câmara Municipal, restante Executivo, Presidente da Assembleia Municipal e presidentes das juntas de freguesia.

De tarde, Isabel Fiuza e Sabine Schürmann aproveitaram a tarde cultural no Jardim Manuel Faria para estabelecer contactos com os grupos tradicionais vizelenses com o objetivo de, num futuro próximo, os receber em França. Também na noite de sábado, a comitiva teve a oportunidade de assistir ao concerto da banda Duvale.

Na segunda-feira, foi realizada uma reunião com os vereadores Jorge Pedrosa e Agostinha Freitas, onde se discutiu formas e oportunidades de colaboração em várias áreas, tendo-se constituído no final um grupo de trabalho para o desenvolvimento de futuras ações. Seguiu-se uma visita e reunião na sede da Sociedade Filarmónica Vizelense, à qual se juntaram mais duas associações locais – o Rotary Club e o Grupo Folclórico de Sta. Eulália. Foi também uma reunião onde o empenho e o compromisso ficou bem vincado na realização de futuras ações.

No dia 19 de março, juntou-se a comitiva de Caldas de Reis na representação oficial no programa comemorativo do aniversário do Município. Ambas as representações foram unânimes em elogiar a nossa capacidade de organização e profissionalismo.

Antes de regressar a França, Sabine Schürmann e demais representantes foram recebidos na sede do Município pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, que manifestou a vontade da Câmara Municipal em continuar a melhorar o trabalho de colaboração entre as cidades geminadas.

De destacar que é intenção deste Executivo continuar o seu programa de geminação com Frontignan la Peyrade e Caldas de Reis, reforçando os laços existentes entre as cidades e desenvolvendo novas iniciativas no âmbito da geminação.