Iniciaram três obras das ARUs de Santo Adrião, Santa Eulália e Infias

Iniciaram as obras de requalificação do espaço público junto ao Cruzeiro da Rua de São Gonçalo e Requalificação da área envolvente à Igreja de Santo Adrião, a requalificação da área adjacente à Igreja em Santa Eulália, e a requalificação da área envolvente da Igreja Velha, em Infias, inseridas nas Áreas de Reabilitação Urbana das respetivas freguesias, e que fazem parte do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela.

A requalificação do espaço público junto ao Cruzeiro da Rua de São Gonçalo visa a reformulação do largo e adequação à sua envolvente, com melhorias na qualidade e acesso a espaços públicos por parte da população, a nível da conectividade e mobilidade urbana, assim como a proteção e valorização do património cultural existente

A Requalificação da área envolvente à Igreja de Santo Adrião visa a reformulação do adro da igreja à sua envolvente, com a constituição de um espaço cívico com funções sociais mas também ecológicas e culturais. Este espaço deverá apelar à sociabilização, promover melhorias na mobilidade e acessibilidade, a preservação do património cultural existente, assim como ter efeitos a nível ambiental.

A ARU de Santo Adrião, com uma área de cerca de 25 hectares, resulta da “necessidade de criar sinergias, criar ligações, unificar o território, eliminar barreiras e estabelecer conexões”, possuindo como área central a Igreja de Santo Adrião.

A requalificação da área adjacente à Igreja em Santa Eulália compreende a criação um espaço público de lazer de apoio à igreja de Santa Eulália, destinado à população residente na freguesia e integra: suavização da rampa de acesso; criação da zona de atravessamento entre a rua de Vila Pouca e o adro da igreja; e colocação de mobiliário urbano, nomeadamente bancos e papeleiras.

De destacar que esta obra vem juntar-se à requalificação do Largo da Rua da Molar, também inserida na Área de Reabilitação Urbana de Santa Eulália, iniciada no passado mês de outubro e que visa o arranjo urbanístico da zona de lazer através de da criação de um espaço verde de proximidade, para usufruto da população, de modo a promover as funções sociais, de melhoria da mobilidade e acessibilidade no espaço público, em articulação com o caráter da envolvente construída.

A ARU de Santa Eulália localiza-se numa das mais populosas freguesias de Vizela. Com uma área de cerca de 12,5 hectares, integra o núcleo central, onde se localiza a igreja, assim como edificações mais antigas.

A requalificação da área envolvente da Igreja Velha de Infias visa uma intervenção no espaço público envolvente à Igreja Velha, através de melhoramentos na zona de entrada e sua ligação ao arruamento principal, com a promoção da qualidade estética e atratividade deste espaço público e valorização de uma das zonas centrais desta ARU.

Esta ação visa uma intervenção no espaço público envolvente à Igreja Velha, através de melhoramentos na zona de entrada e sua ligação ao arruamento principal e valorizando este elemento patrimonial. Pretende-se, assim, uma promoção da qualidade estética e atratividade deste espaço público e valorização de uma das zonas centrais desta ARU. As principais intervenções incluem: colocação de escadas de ligação entre a igreja e a Rua Portos Júnior, eliminando a zona ajardinada existente; extensão dos passeios para peões; recolocação dos postes de iluminação pública.

De destacar que esta obra vem juntar-se à Requalificação da Rua Dona Maria Adelaide Vilas em Infias, também inserida na Área de Reabilitação Urbana de Santa Eulália e visa uma requalificação do espaço público na Rua, uma via principal desta ARU, com a criação de passeios.

A ARU de Infias localiza-se junto à Estrada Nacional 106, desenvolvendo-se o centro em torno de um eixo que liga a igreja velha ao cemitério. A criação da ARU, com cerca de 9 hectares, advém da “necessidade de consolidar e assumir os centros de freguesia como área nevrálgica da vida dos núcleos urbanos, mas sempre tendo em mente a preservação da identidade no lugar”.

De destacar que, após renegociação e reforço das verbas do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela, o investimento previsto para as ARUs destas três freguesias, num total de seis obras (duas por freguesia), é de cerca de 500.000,00€.