Câmara apresentou programa Vizela Cidade Desportiva

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela apresentou esta tarde o programa Vizela Cidade Desportiva, no campo sintético de Infias.
O objetivo da realização deste programa foi mostrar a estratégia de desenvolvimento desportivo municipal, através de um plano de intervenção para fomentar, aperfeiçoar e diversificar a oferta desportiva no concelho, planeando e alargando os serviços próprios, tendo em conta as necessidades do desporto de rendimento, mas também as do desporto escolar, de lazer/tempo livre, do desporto de turismo e principalmente as necessidades e interesses da população vizelense nas questões que envolvem a saúde, com o aumento da prática de hábitos saudáveis.
O Vizela Cidade Desportiva assenta essencialmente na promoção do desporto em todas as Freguesias e para todo o Território, para todas as Pessoas e para todas as Idades e para todos os Clubes e para todas as Associações.
Este programa assenta em cinco eixos de intervenção, a saber: Eixo I – mais investimento – instalações desportivas; Eixo II – associativismo desportivo – financiamento; Eixo III – mais desporto para a comunidade; Eixo IV – mais desporto nas escolas e Eixo V -regularização do património.
No Eixo I – mais investimento – instalações desportivas, destaque para o apoio à construção de 4 campos sintéticos, dois deles já concluídos e inaugurados – Campo de S. Paio e Campo de Tagilde, e dois outros em fase de construção – Campo de Infias e Campo de Montesinhos. Destaque também para a recuperação de equipamentos desportivos, como a pista de Petergolfe, os trilhos pedestres, as estruturas do Parque das Termas e da Barrosa e o Pavilhão Municipal. Neste Eixo, de realçar a construção de equipamentos desportivos, como a ciclovia, a pista Slalom no rio Vizela e a dinamização das pistas de BTT.
No Eixo II – associativismo desportivo – financiamento, o Edil destacou o novo regulamento de apoio à atividade desportiva que, pela primeira vez adotou critérios objetivos na atribuição de apoios às instituições de cariz desportivo, calculado a partir da duplicação do somatório do custo com inscrição na respetiva federação, seguro desportivo, cartão de jogador e exame médico desportivo, tendo por objetivo nivelar e criar critérios de igualdade entre as associações desportivas.
Eixo III – mais desporto para a comunidade, destaque para os programas “Mexer dá vida” – Boccia Sénior e Ginástica Funcional Sénior, Desporto é vida… e não tem idade, caminhadas temáticas pelos trilhos do concelho e Maio Coração Ativo – Mês do desporto. De reslçar também a Gala do Desporto, o Vizela Motor Festival, o Grande Prémio da AIREV, as Férias desportivas em parceria com o IPDJ e os protocolos com associações/federações desportivas ou clubes desportivos com vista à realização de programas, eventos e espetáculos desportivos com impacto local, regional e nacional.
Eixo IV – mais desporto nas escolas, Victor Hugo Salgado realçou que este ano as AECs voltaram para a alçada da Câmara Municipal, através do recrutamento e contratação de professores, nesta caso para a Atividade Física e Desportiva, destacando ainda a aquisição de materiais e equipamentos de apoio a essas atividades.
O Eixo V diz respeito à regularização do património, através da regularização do Campo do Montesinhos, do Campo de Stº Adrião e do Pavilhão de Stª Eulália, assim como apoiar os clubes nas candidaturas abertas no IPDJ e nos mecanismos de regularização das instalações desportivas.
De destacar que o programa Vizela Cidade Desportiva prevê um investimento global em infraestruturas em quatro anos de cerca de 2 milhões e 200 mil euros, sendo 1 milhão e 200 mil euros investimento municipal e o restante investimento comparticipado.