CÂMARA ASSINOU PROTOCOLOS COM INSTITUIÇÕES SOCIAIS

No seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social através do programa Vizela + Social e da deliberação da reunião do Executivo Municipal de Vizela de 15 de fevereiro transato, o Presidente da Câmara Municipal assinou os protocolos de atribuição de apoio financeiro com as instituições sociais do Concelho.

Assim, estes protocolos preveem a atribuição de apoio financeiro às instituições sociais do Concelho, no valor de cerca de 27.000,00€, para o desenvolvimento e realização das suas atividades sociais regulares.

As instituições sociais do Concelho desempenham uma importante função social, sendo de realçar a sua inestimável contribuição para o desenvolvimento comunitário, seno necessário dotar aquelas entidades com meios e recursos que viabilizem a sua atividade regular e permitam a concretização de iniciativas e projetos comunitários.

De realçar que a Câmara Municipal definiu uma nova política de apoio às instituições sociais, criando, pela primeira vez, regras objetivas de atribuição de apoio financeiro, tendo em atenção as caraterísticas e as especificidades e de cada uma delas, tomando por valor de referência o que cada uma recebe do Instituto da Segurança Social, em acordos de cooperação.

De realçar que este apoio vem juntar-se ao apoio extraordinário de cerca de 26.000,00€ atribuído às instituições de solidariedade social, tendo em atenção o contexto atual que se vive no País e a atual situação evolutiva do surto epidémico, e dadas as dificuldades que estas instituições se têm deparado, com o objetivo de mitigar os constrangimentos de natureza diversa com que estas se deparam, decorrentes do surto epidémico do coronavírus SARS-COV-2.

A atribuição destes apoios regulares vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social através do programa Vizela + Social, reforçando a ação da Câmara Municipal no âmbito da intervenção social municipal.