CÂMARA ASSINOU PROTOCOLOS DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO COM ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS

Dando sentido a uma estratégia de desenvolvimento desportivo municipal, a Câmara Municipal implementou o Vizela Cidade Desportiva, um plano de intervenção que assenta essencialmente na promoção do desporto em todas as Freguesias e para todo o Território, para todas as Pessoas e para todas as Idades e para todos os Clubes e para todas as Associações.

Assim, e no seguimento da política de apoio ao associativismo desportivo e da deliberação da reunião do Executivo Municipal de Vizela de 2 de fevereiro transato, o Presidente da Câmara Municipal assinou os protocolos de atribuição de apoio financeiro com as associações desportivas do Concelho.

Os anos de 2020 e 2021, por força do surto da COVID-19, são anos de verdadeira excecionalidade, razão pela qual o Município de Vizela, atenta a suspensão da atividade de grande parte do movimento associativo, mostrou uma atenção redobrada sobre o mesmo, de modo a prestar o necessário apoio neste momento de grande dificuldade, considerando importante apoiar as associações desportivas na época desportiva 2020/2021 e combater os “prejuízos avultados e dificuldades de tesouraria” decorrentes dos vários condicionalismos da pandemia.

Com a atribuição destes apoios, a intenção do Município é suprir as necessidades das associações desportivas do concelho que estão impedidas de levar a cabo um conjunto de atividades e serviços que geram receitas e sem as quais não conseguem honrar os compromissos regulares relacionados, designadamente, com despesas de funcionamento e encargos com o pessoal.

Assim, estes protocolos preveem a atribuição de apoio financeiro ao associativismo desportivo para o desenvolvimento e realização das suas atividades regulares, no valor total de 193.617,10€, de forma a proporcionar-lhes meios adicionais para suportar os encargos decorrentes do desenvolvimento das suas atividades.

De realçar ainda que a atribuição destes apoios vem na continuidade da adoção desde o inicio deste mandato, de novos critérios objetivos na atribuição de apoios às instituições de cariz desportivo, no âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de apoios ao associativismo, de forma a cumprir com os princípios de Transparência, Igualdade e Justiça que devem presidir à distribuição equitativa dos recursos públicos.

Assim, estes apoios passaram a ser calculados a partir da duplicação do somatório do custo com inscrição na respetiva federação, seguro desportivo, cartão de jogador e exame médico desportivo, assumindo ainda o custo do funcionamento das infraestruturas desportivas, tendo por objetivo nivelar e criar critérios de igualdade entre as associações desportivas.

De realçar que a vertente desportiva do Concelho é rica nas mais diversas modalidades e consegue, através das diversas associações e clubes, um papel preponderante na comunidade municipal e até projeção a nível nacional e internacional.

Assim, e apostando numa política desportiva mais transparente e de acordo com os recursos disponíveis, a Câmara considera fundamentais as parcerias com o movimento associativo, contribuindo positivamente para a generalização do acesso à prática desportiva.