CÂMARA CONTINUA APOSTA NA MODERNIZAÇÃO DO ARQUIVO MUNICIPAL

A Câmara Municipal adquiriu recentemente novos equipamentos para o recém reestruturado Arquivo Municipal, continuando a aposta na criação de melhores condições de organização e de consulta.

De destacar que desde que tomou posse, a reorganização do Arquivo Municipal da Câmara Municipal foi uma das primeiras medidas criadas por este Executivo Municipal, no seguimento da política de reorganização administrativa e funcional dos serviços e espaços municipais, implementada no início deste mandato.

Quando este Executivo assumiu funções encontrou uma Câmara completamente fragilizada do ponto de vista administrativo e funcional com um funcionamento dos serviços debilitado, um balcão de atendimento insuficiente, o caos nas instalações, com recursos humanos desadequados, com falta de meios e com regulamentos obsoletos.

Assim, a Câmara Municipal fez um investimento muito significativo em todas os serviços da Câmara Municipal, e que resultaram numa mudança radical em todas as áreas de atuação da Autarquia, em especial a reestruturação dos serviços, instalações, recursos humanos e reforço de meios, revisão dos regulamentos municipais e organização do património.

Assim, o Arquivo Municipal foi uma das áreas de intervenção, onde a Câmara Municipal promoveu uma intervenção de fundo naquele espaço, no sentido de dar uma maior capacidade de resposta e prestar um serviço de qualidade nesta área, sendo que esta intervenção assentou essencialmente em três vertentes: a primeira, a recuperação do espaço físico do arquivo, com a criação de três salas de arquivo; a segunda, a recuperação da forma de armazenamento, organização e consulta dos documentos; e a terceira, o reforço da equipa de funcionários afetos a este serviço. Agora, a Câmara Municipal aposta na aquisição de novos equipamentos para melhorar as condições de funcionamento daquele espaço municipal.

De destacar ainda que no final de 2018 entrou em vigor o primeiro Regulamento do Arquivo Municipal de Vizela, tendo o mesmo sido publicado em Diário da República, após discussão pública e aprovação nos órgãos municipais.

A Câmara Municipal entendeu, assim, ser premente a reformulação de todo o setor do arquivo Municipal, através da definição dos princípios de funcionamento do Arquivo Municipal, da criação de metodologias que visam implementar uma política de gestão integrada da documentação produzida e recebida pelo Município de Vizela, assim como os procedimentos administrativos e técnicos inerentes ao tratamento e conservação da documentação e o acesso por parte de terceiros aos documentos arquivados.