Câmara e Santa Casa da Misericórdia assinam protocolo

No seguimento do apoio deliberado pelo Executivo Municipal na reunião de Câmara de 25 de maio transato, a Câmara Municipal de Vizela e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela assinam o protocolo de atribuição de apoio para a aquisição do prédio das instalações do Instituto Silva Monteiro, através da concessão de transferência de €345.000,00, no próximo dia 8 de julho, às 17.30h, nas instalações do Instituto Silva Monteiro.

Este protocolo entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela assegura a criação de resposta de apoio social na área da infância e do apoio aos idosos, através da aquisição do prédio urbano das antigas instalações do Instituto Silva Monteiro, criando condições para reconverter o espaço com novas valências de lar, centro de dia, creche e apoio domiciliário.

Esta parceria traduz-se numa mais-valia para o Concelho, em primeiro lugar para as várias freguesias do Concelho que não têm cobertura a nível social, nomeadamente Tagilde, S. Paio e Santo Adrião e, em segundo lugar, pelo facto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela ser uma entidade competente com provas dadas e que tem demonstrado um serviço excecional meritório nesta área.

De realçar que o Instituto Silva Monteiro encerrou em 2015, e desde essa data que o prédio se encontrava a degradar-se, surgindo agora a possibilidade de colocar aquele espaço ao serviço da comunidade.

Esta parceria vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.