Câmara entregou diploma oficial das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal

No seguimento da estratégia de dinamização do Concelho, essencialmente para criar Vizela como destino turístico, o Presidente da Câmara Municipal entregou esta tarde o diploma oficial das 7 Maravilhas Doces de Portugal, o selo para colocar nas caixas do Bolinhol e ainda uma placa para ser colocada na fachada exterior das lojas de cada um dos produtores de Bolinhol.

Esta entrega vem no seguimento da estratégia da Autarquia depois da eleição do Bolinhol como uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal que passa pelo reforço do Bolinhol nos eventos promovidos pela Câmara, mas também por um conjunto de ações no sentido da promoção e divulgação do Bolinhol como uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela enfatizou que esta eleição do Bolinhol como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal se traduz numa responsabilidade pois é a partir de agora que começa o trabalho da Câmara Municipal associado aos produtores do Bolinhol.

Victor Hugo Salgado afirmou que a Câmara Municipal tem implementado uma nova dinâmica na divulgação do Bolinhol, que tem passado pela associação deste produto endógeno aos eventos promovidos pela Câmara, com a presença dos produtores do Bolinhol, com stands próprios para a promoção do nosso doce típico.

O Edil destacou ainda a realização da Feira do Bolinhol, uma das estratégias para manter o Bolinhol vivo como uma referência de Vizela. Disse que sempre que possível, a Câmara irá criar condições para associar a imagem das 7 Maravilhas Doces de Portugal ao Concelho, conforme foi já efetuada com a alteração dos totems das entradas da cidade e das novas paragens de autocarros, onde foi colocada uma alusão ao Bolinhol como uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal.

Victor Hugo Salgado afirmou ainda que no próximo ano, a Autarquia irá criar um monumento ao Bolinhol como forma de dar a conhecer a todos os que nos visitam que somos detentores de uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal.

O Presidente da Câmara finalizou a sua intervenção afirmando que, para além da intervenção da Autarquia, é também importante destacar mais dois atores nesta matéria: o povo de Vizela, que deve continuara a valorizar e promover o que é de Vizela, e os produtores do Bolinhol, que têm sabido manter ao longo dos anos a tradição e a qualidade do nosso doce típico, acrescentando que este tem agora uma responsabilidade acrescida, depois da eleição do Bolinhol como uma das 7 Maravilhas.

Assim, a Câmara Municipal entregou o diploma oficial das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal a cada um dos produtores de Bolinhol do nosso Concelho, assim como um selo que será colocado nas caixas do Bolinhol, identificando-o como uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal. Foi também entregue uma placa para ser colocada na fachada exterior das lojas de cada uma das lojas dos produtores de Bolinhol.

​A Câmara Municipal de Vizela considera que a eleição do Bolinhol como uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal deve ser devidamente promovida e divulgada pois, para além de reafirmar a identidade de um povo que, cada vez mais, sente que valeu a pena lutar pelo Concelho de Vizela, também homenageia todos aqueles que lutaram pela nossa autonomia, permite a promoção de Vizela, consolidando, desta forma, uma estratégia de dinamização do Concelho, assim como do comércio tradicional, em particular, dos que orgulhosamente vendem o nosso bolinhol, mas, também, de todos os comerciantes do ramo da restauração, que passam a ter mais um “trunfo” nas suas mesas.