CÂMARA IMPLEMENTA CHEQUE FAMÍLIA PARA AJUDAR FAMÍLIAS CARENCIADAS E COMÉRCIO TRADICIONAL NO NATAL

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros, que decretou a implementação de um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Vizela, a Câmara Municipal, para além das determinações emanadas pelo Governo, adotou novas medidas e reforçou grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Assim, e num período de cansaço social e desmotivação face a pressão constante e permanente da alteração drástica de hábitos, associado às negativas consequências económicas e sociais, refletindo-se no aumento do desemprego e acentuando as desigualdades sociais, a Câmara Municipal criou o Cheque Família.

O Cheque Família irá ser atribuído às famílias vizelenses mais carenciadas e mais numerosas, com filhos em idade escolar, de acordo com o escalão de atribuição de auxílios económicos, no âmbito da ação social escolar, através da atribuição de cheques no valor de 40,00€ (escalão A), 30,00€ (escalão B) e 20,00€ (escalão C).

Esta medida irá funcionar através da emissão pela Câmara Municipal de cheques, que têm depois que ser única e exclusivamente gastos no comércio tradicional de Vizela, funcionando assim, para além de uma medida de apoio ás famílias carenciadas, também como uma medida de estímulo adicional para a dinamização do comércio local e para o desejado aumento do volume de negócios nesta época especial.

Os comerciantes que queiram aderir a esta iniciativa da Câmara Municipal devem inscrever-se até ao dia 30 de novembro, através do email chequefamilia@cm-vizela.pt. Posteriormente, os cheques serão entregues às famílias de Vizela, e podem ser gastos nas lojas aderentes até 31 de janeiro de 2021.

A Autarquia acredita que esta medida terá um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida das famílias e das crianças, ao mesmo tempo que se criam condições para promoção da economia local, representando um investimento próximo dos 40 mil euros, que serão diretamente investidos no comércio local.

Com esta iniciativa, o Município tem como principal objetivo dinamizar e promover o tecido económico e social do concelho, apoiando, ao mesmo tempo, as famílias e os comerciantes neste momento muito difícil de pandemia.