CÂMARA INAUGURA CASA DA CULTURA JOAQUIM DA COSTA CHICÓRIA A 4 DE JULHO

A Câmara Municipal de Vizela vai inaugurar a Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória, no próximo sábado, dia 4 de julho, pelas 17.30h.

Esta obra vem no seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela implementado por este Executivo Municipal através do Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, potenciando a sua atratividade e reforçando a identidade do centro, para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área, ao mesmo tempo que potencia a intervenção dos privados.

A obra da Casa da Cultura, no edifício do antigo matadouro, é um projeto que foi submetido, a 2 de abril de 2019 e aprovada a 6 de junho de 2019, ao Aviso Norte 28 – 2018 – 04 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVER – Projetos Ancora, tratando-se de um projeto novo e que nada se relaciona com a anterior candidatura submetida pelo anterior Executivo.

Esta candidatura tem o valor de 199.990,00€, com uma comparticipação inicial de 52.134,79€, mas que fruto de uma reprogramação foi reforçada, sendo agora o valor da comparticipação de cerca de 119.000,00€.

A obra da Casa da Cultura traduz-se na recuperação de um edifício centenário, de matriz tradicional construtiva, transformando-o numa Casa da Cultura de Vizela, recuperando o imóvel nas suas características físicas tradicionais e transformando e adaptando o seu interior para atividades culturais a desenvolver em Vizela.