Câmara inaugura obra de Requalificação da Av. Eng. Sá e Melo

No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, a Câmara Municipal inaugura no próximo dia 23 de fevereiro, às 10.30h, a obra de Requalificação da Av. Eng. Sá e Melo.

A Av. Eng. Sá e Melo é uma das artérias principais do centro da cidade e de acessibilidade à Circular Urbana de Vizela e tem início na rotunda dos Rotários e termina na rotunda dos Bombeiros, uma via que se encontrava com o pavimento muito degradado e uma fração dos passeios em mau estado.

A intervenção realizada teve como objetivo a consolidação da identidade do centro urbano da cidade, e contribuir para a sua dinamização, dotando-o com estruturas atrativas e mobilizadoras do sector comercial e serviços e visou sobretudo a melhoria dos espaços públicos, reestruturação dos passeios e o reperfilamento da Avenida, assim como, a retificação da rede de águas pluviais.

O objetivo desta requalificação é assegurar a mobilidade e a segurança de quem diariamente circula naquela via, revitalizando uma das principais ruas do centro da cidade e, por conseguinte, com maior trânsito.

De destacar que a obra de Requalificação da Av. Eng. Sá e Melo se insere no RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, potenciando a sua atratividade e reforçando a identidade do centro, para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área, ao mesmo tempo que potencia a intervenção dos privados.

Neste Plano de Ação destaca-se a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, mas também de todas as artérias adjacentes, tal como a Rua Doutor Abílio Torres, a Av. dos Bombeiros Voluntários, a Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha), a Rua Joaquim Pinto, a Rua Ferreira Caldas, o parque de estacionamento no Fórum Vizela e ainda a Casa da Cultura.

O RUS iniciou com as obras de requalificação da Rua das Termas e criação de uma pequena praceta de acesso ao estabelecimento termal e da Rua Doutor Pereira Caldas, mais conhecida por Rua da Rainha, obras que já se encontram concluídas.

Na vertente mais sustentável, este Plano integra ainda a requalificação do Parque das Termas, um projeto de fundo para a maior revitalização do Parque das últimas décadas; a requalificação das margens e leito do Rio Vizela, e a criação de uma ciclovia, que fará a ligação da Freguesia de Infias à Marginal Ribeirinha.

Este Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS integra assim um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, num investimento de cerca e 3,5M€, sendo investimento próprio de 1M€, e que irá tornar irreconhecível o centro urbano de Vizela.