CÂMARA INAUGURA REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DA IGREJA DE TAGILDE

A Câmara Municipal de Vizela e a União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio vão inaugurar as obras de requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, que fazem parte da área de reabilitação urbana daquela freguesia, integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela, no próximo dia 8 de agosto, pelas 11.00 horas.

A requalificação do Largo da Igreja de Tagilde visa a criação de um espaço central único, afirmando este largo como o espaço central cívico da freguesia, tendo um impacto na sua qualidade estética e na melhoria da imagem e atratividade desta área urbana, dando assim, outra dignidade ao Padrão do Tratado de Tagilde.

Pretende também a criação de espaços verdes para usufruto da população, que permitam um maior desempenho das funções ecológicas urbanas, assim como a promoção da infraestrutura urbana, através da conexão física e funcional com as áreas envolventes. A intervenção integra: definição de zonas da circulação pedonal e automóvel; eliminação de determinadas barreiras arquitetónicas que permitam uma maior permeabilidade do espaço; e criação de espaços verdes e de zonas de estadia.

De realçar que esta obra, inserida na inserida na Área de Reabilitação Urbana de Tagilde, faz parte do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela, que integra ainda um conjunto de obras no centro urbano, como a Requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, a requalificação da Av. Eng. Sá e Melo e da Rua Dr. Abílio Torres.

Importa acrescentar que a Câmara Municipal tem apostado na promoção do Tratado de Tagilde, inserida numa nova estratégia global definida no Plano Municipal de Turismo, potenciando o enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.

Esta aposta na promoção do Tratado de Tagilde está patente, não apenas na requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, dando, outra dignidade àquele Padrão, mas também na experiência do Tratado na aplicação Avicella – Realidade Aumentada, assim como na criação da nova peça evocativa do Tratado de Tagilde, um marco significativo para valorizar a história de Vizela.