CÂMARA INICIOU VISITAS A HABITAÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA 1º DIREITO

No seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social, nomeadamente no programa Vizela + Social e tendo em vista a elaboração da Estratégia Local da Habitação de Vizela, a Câmara Municipal iniciou as visitas a algumas das habitações propostas para reabilitação, no âmbito do Programa 1º Direito.

Esta visita a algumas das casas identificadas do parque habitacional de Vizela vem no seguimento do levantamento das principais necessidades habitacionais no Concelho que a Autarquia está a realizar, de acordo com o protocolo estabelecido com o INH – Instituto Nacional de Habitação, o âmbito do programa 1º Direito.

De destacar que, no seguimento deste levantamento, foi detetada a necessidade de construção de 140 habitações sociais no Concelho, para suprimir as carências de habitação dos agregados familiares carenciados.

Este levantamento foi efetuado em conjunto com todos os presidentes de junta de freguesia do Concelho, pois são estes que estão mais próximos das suas populações e melhor conhecem a realidade das suas freguesias.

De relembrar que, quando este Executivo tomou posse, não existia qualquer levantamento habitacional do Concelho, e as únicas habitações sociais existentes tinham sido construídas há mais de 15 anos, em 2004, num total de 18 habitações, uma quantidade manifestamente insuficiente para as necessidades existentes.

De destacar também que o anterior Executivo assinou um protocolo com o Governo de então no âmbito do Prohabita – Programa de Financiamento para Acesso à Habitação, para a construção de 40 habitações sociais no valor de 2.469.000,00€ e cuja candidatura nunca foi executada, acabando a Autarquia lamentavelmente por perder o financiamento.

A elaboração da Estratégia Local da Habitação de Vizela vem no seguimento do programa Vizela + Social, que integra um conjunto de medidas de intervenção, com o objetivo de reforçar a ação da Câmara Municipal, no âmbito da intervenção social municipal, nomeadamente, nas áreas do apoio à família, da igualdade de género, violência doméstica e pessoas dependentes e seus cuidadores e/ou familiares, sempre com o objetivo de criar uma Vizela + Social.