Câmara junta-se a Academia de Música de Vizela em campanha de sensibilização

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela participou ontem numa reunião entre elementos da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, o Presidente da União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João e os professores do 4.º ano das escolas do ensino básico do Concelho.

O objetivo desta reunião foi sensibilizar os professores para a importância do ensino especializado da música em regime articulado que funciona nesta instituição através de protocolo com o Agrupamento de escolas de Caldas de Vizela e com o Agrupamento de escolas de Infias Vizela.

Com esta ação de sensibilização, a Academia trouxe até às suas instalações os alunos que frequentam o 4.º ano nas escolas do ensino básico do Concelho, no sentido de as motivar para a aprendizagem da música, e assim aumentar o número de alunos inscritos neste ensino.

O ensino articulado é uma modalidade de ensino financiada para alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, que funciona em articulação com a escola do ensino básico que os alunos frequentam. De realçar ainda que é uma modalidade financiada a 100% pelo estado, sem qualquer custo para os alunos, sendo que a Câmara Municipal financia o transporte do alunos que que frequentam este ensino.

O Presidente da Câmara Municipal destacou a importância da relação entre a Câmara Municipal e a Sociedade Filarmónica Vizelense, salientando o quanto é difícil viabilizar um projeto como o desta instituição. Destacou a vertente fundamental da formação, um projeto com enorme relevância e que a Autarquia muito acarinha, agradecendo à Sociedade Filarmónica a possibilidade de ter uma instituição como esta no Concelho, uma instituição que dá um conjunto de oportunidades aos filhos da terra.

Victor Hugo Salgado destacou que a Câmara Municipal se associa a esta campanha se sensibilização, demonstrando o quanto é importante que se incentive a participação e a frequência neste tipo de projeto., pois a música traduz-se numa mais valia pessoal, e uma maior visibilidade do ponto de vista do crescimento e do futuro dos alunos.

A Câmara Municipal está ao lado do Projeto Educativo da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense que pretende proporcionar aos alunos que a frequentam, condições que os ajudem a alcançar um projeto de vida pautado pelo sucesso, responsabilidade e esforço, de modo a atingir a sua realização pessoal.