Câmara Municipal apela à colocação do lixo dos contentores

Na sequência do surto da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19), e no seguimento das medidas decretadas pela Direção-Geral de Saúde, a Câmara Municipal de Vizela tem adotado medidas de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

Neste seguimento, a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia estão a proceder à higienização e desinfeção do centro urbano da cidade e das freguesias, assim como a desinfeção diária dos contentores de lixo, com produtos e dosagens recomendadas pela Direção Geral da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.

Contudo, e apesar da Câmara Municipal ter apelado à deposição do lixo doméstico nos respetivos contentores, continua a verificar-se a colocação de sacos do lixo fora dos equipamentos de deposição de resíduos.

Assim, e tendo em consideração esta situação, a Câmara optou por manter abertos os contentores enterrados, não sendo, contudo, possível a realização deste procedimento nos contentores semienterrados, pelo que cada munícipe deve proceder à colocação dos seus sacos do lixo dentro do contentor mais próximo.

A Câmara Municipal de Vizela alerta ainda para a forma de tratar os resíduos urbanos em casos de contaminação ou suspeita por coronavírus/Covid-19, sendo que todos os resíduos produzidos pelo(s) doente(s) e por quem lhe(s) prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade, devidamente fechados e colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados. As luvas, máscaras e lenços (mesmo sem estarem contaminados) devem ser colocados no lixo comum – nunca, no ecoponto ou na sanita.

Assim, e mais uma vez, a Câmara Municipal de Vizela apela à responsabilidade e ao civismo de todos os munícipes, para que de forma consciente cumpram as regras e efetuem a deposição do lixo doméstico nos respetivos contentores, em especial nesta altura de adoção de medidas de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade.