Câmara Municipal apela à responsabilidade dos vizelenses

No decorrer da noite de ontem iniciou-se o processo de contentorização do lixo, com a entrada em funcionamento dos novos contentores enterrados no centro da cidade, no seguimento da implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’.

Contudo, e apesar de toda a campanha de sensibilização implementada pela Câmara Municipal, através da distribuição de uma carta a todos os municies, da campanha na comunicação social e das várias iniciativas promovidas pela Autarquia, verificou-se alguma falta de sensibilidade dos munícipes para esta mudança, tendo-se verificado a colocação de lixo na rua.

Se grande parte cumpriu as recomendações, outros não o terão feito, pelo menos assim o mostram alguns sacos de lixo colocados na rua fora dos contentores, um cenário que não é desejável para um município que se quer com uma estratégia de turismo bem definida e virada para o futuro.

Assim, a Câmara Municipal de Vizela apela à responsabilidade e ao civismo de todos os munícipes, para que de forma consciente cumpram as regras e efetuem a deposição do lixo doméstico nos respetivos contentores.

Assim, a Câmara Municipal informa que esta primeira fase será de sensibilização dos vizelenses para esta matéria, mas que no futuro haverá uma maior atenção para com os comportamentos dos cidadãos nesta matéria e que os prevaricadores podem ser multados caso não cumpram as regras, salientando que o ‘abandono de resíduos impedindo a sua adequada gestão’ vai implicar uma coima de 250,00€ a 1.500,00€ para pessoas singulares, e de 1.250,00€ a 22.000,00€ para pessoas coletivas.

Assim, e porque sabemos que os vizelenses estão sensibilizados para as questões ambientais e empenhados em contribuir para um ambiente mais saudável, a Câmara Municipal apela mais uma vez a que depositem os seus resíduos nestes novos equipamentos.

A adoção de comportamentos e hábitos ecológicos e a separação correta dos diferentes resíduos produzidos são pequenos gestos que farão toda a diferença para uma ‘Vizela Mais Limpa’, contribuindo para uma melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses, hoje, e no futuro, para um desenvolvimento mais sustentado do nosso Concelho.