Câmara Municipal de Vizela e Resinorte instalaram autocompactador e iniciam recolha porta a porta de resíduos seletivos no comércio

A Câmara Municipal de Vizela apresentou esta tarde mais duas medidas no âmbito do programa ‘Vizela Mais Limpa’, que tem como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses.

A primeira, o novo serviço de recolha de resíduos seletivos porta a porta no comércio e serviços, “Comércio a Reciclar”, em parceria com a Resinorte e que iniciou já durante este mês de novembro. Trata-se de uma campanha que pretende sensibilizar o comércio, serviços, empresas, hotéis, restaurantes e cafés, para a correta separação e encaminhamento dos seus resíduos. A adesão ao serviço de recolha de papel/cartão, plástico/metal e vidro é gratuito, e qualquer estabelecimento pode contactar diretamente a Resinorte através do 800 210 230, e solicitar a Recolha Porta a Porta gratuita.

Outra das novas medidas é a instalação de um autocompactador para a recolha de papel e cartão, que ficará instalado no parque do Mercado Municipal/Feira.

Este equipamento tem a capacidade de 4 toneladas e será utilizado na compactação de papel e cartão, e trata-se de uma estrutura única móvel, que armazena e compacta os resíduos, conseguindo uma redução do volume inicial em cerca de 70%.

Na apresentação desta medidas o Presidente da Câmara Municipal destacou que há dois anos atrás, altura em que este Executivo tomou posse, Vizela encontrava-se muitos anos atrasada no que diz respeito à política de gestão de resíduos, pelo que decidiu alterar por completo a política ambiental em vigor na Autarquia, através da implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’, que tem como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses, estimando uma poupança de um milhão de euros em 10 anos.

O Edil destacou a substituição do sistema de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema progressivo de contentorização, que está a ser concluído no centro urbano, num total de 54 contentores enterrados, e que, até ao final do ano, serão instalados 66 contentores semienterrados em todas as freguesias.

Victor Hugo Salgado agradeceu ao administrador da Resinorte, Javier Sam Jose, que marcou presença nesta apresentação, a colaboração da empresa com a Câmara Municipal de Vizela, não apenas nestas duas ações mais também no reforço de contentorização seletiva, que tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado aos municípios, cidadãos e empresas, e ainda contribuir para atingir os objetivos nacionais da estratégia de gestão de resíduos urbanos enquadrados pela política comunitária de resíduos.

Assim, a Câmara Municipal apela à adesão a esta medida por parte dos estabelecimentos comerciais, sensibilizando para as questões ambientais e contribuindo para um ambiente mais saudável.

A adoção de comportamentos e hábitos ecológicos e a separação correta dos diferentes resíduos produzidos são pequenos gestos que farão toda a diferença para uma ‘Vizela Mais Limpa’, contribuindo para uma melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses, hoje, e no futuro, para um desenvolvimento mais sustentado do nosso Concelho.