Câmara Municipal de Vizela procura jovem voluntário para projeto de 9 meses em Frontignan – França

No seguimento dos objetivos definidos no Plano Estratégico para a Juventude – Juventude em Ação, a Câmara Municipal de Vizela procura um(a) jovem voluntário(a) para um projeto de ERASMUS+ Corpo Europeu de Solidariedade na cidade Frontignan la Peyrade. O projeto europeu tem a duração de 9 meses, com início a 1 de março e término a 30 de novembro de 2020.

Os voluntários deste projeto irão promover a mobilidade europeia dos jovens da cidade francesa, onde terão a oportunidade de colaborar na organização e dinamização de várias atividades culturais, desportivas e educativas dos serviços de juventude e/ou cultura da câmara de Frontignan. Aprender a aprender, sentido de iniciativa e empreendedorismo, expressão e consciência cultural, comunicação em língua estrangeira, aptidões digitais, sociais e cívicas são algumas das competências desenvolvidas no Serviço de Voluntariado Europeu.

Um programa de forte cariz educativo e que certifica as competências adquiridas através do Youthpass, uma ferramenta ao dispor dos participantes em projetos financiados pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação e que descreve aquilo que fizeram bem como, aquilo que aprenderam.

A Câmara Municipal de Vizela assume neste projeto a missão de envio de um(a) voluntário (a), assegurando a preparação e um acompanhamento personalizado, desde a fase de candidatura até ao regresso de França em novembro de 2020.

Todos os projetos ao abrigo do programa europeu garantem, alojamento, alimentação, viagem internacional, transportes locais, seguro de saúde, bolsa mensal, apoio e mentoria. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de janeiro através do email juventude@cm-vizela.com.

De destacar que o projeto de ERASMUS+ se insere numa das áreas do Plano Estratégico para a Juventude – Juventude em Ação, nomeadamente a área da Capacitação, Mobilidade e Geminação, cujo objetivo passa por diversificar os espaços e as oportunidades de aprendizagem e capacitação dos jovens de Vizela com vista à sua realização pessoal, profissional e social.

Mais informações:

Perfil do voluntário:

Idade entre os 18 e os 30 anos.
Ter noções de francês  e vontade de evolução no uso da língua.
Capacidade de trabalhar em equipa e facilidade de adaptação.
Ter mente aberta e procura ativa de novas experiências.
Ter conhecimentos no campo da animação sociocultural
Estar motivado e disponível para participar das atividades propostas
Ser comunicativo e sociável;
Missões gerais do voluntário:

Promover a mobilidade europeia entre os jovens de Frontignan dos 10 aos 25 anos
Participar de eventos culturais, especialmente eventos internacionais.
Dinamizar sessões de divulgação dos programas europeus para jovens trabalhadores da região.
Demonstrar vantagens da mobilidade internacional com as entidades parceiras do município de Frontignan.
Animação de debates com jovens sobre temas europeus
Viagens, bolsa e alojamento:

Alojamento em apartamento totalmente equipado (quarto individual, cozinha, máquina de lavar roupa, utensílios …);
Pensão de alimentos no valor de 250 euros;
Bolsa no valor de 7 euros por dia;
Reembolso total das despesas de viagem adiantadas pelo voluntário. Limite máximo de 275 euros para viagem de ida e volta;
Reembolso dos custos de transporte local;
fornecimento gratuito de bicicleta;
Subsídio mensal de 25 euros para telecomunicações (Telefone, telemóvel e internet);
Oferta de cartão desconto jovem comboio no valor de 50 euros.
O município de Frontignan tem uma estrutura bastante experiente, recebendo há vários anos jovens vizelenses enviados em missão de voluntariado europeu pelo Município de Vizela. O voluntário terá permanente apoio, orientação e tutoria não só do serviço municipal competente em Frontignan, mas também do serviço de juventude da Câmara Municipal de Vizela.