CÂMARA MUNICIPAL E SANTA CASA DA MISERICÓRDIA APRESENTAM PROJETO PARA EDIFÍCIO DO INSTITUTO SILVA MONTEIRO

A Câmara Municipal de Vizela e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela apresentam o projeto para o edifício do Instituto Silva Monteiro, no próximo dia 11 de janeiro, pelas 17.30h, na Casa da Cultura.

De destacar que este projeto vem no seguimento do protoloco aprovado pelo Executivo Municipal, de atribuição de apoio para a aquisição do prédio das instalações do Instituto Silva Monteiro, através da concessão de transferência de €345.000,00.

Este protocolo entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela assegura a criação de resposta de apoio social na área da infância e do apoio aos idosos, através da aquisição do prédio urbano das antigas instalações do Instituto Silva Monteiro, criando condições para reconverter o espaço com novas valências de lar, centro de dia, creche e apoio domiciliário.

O projeto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela para o edifício do Instituto Silva Monteiro, em S. Paio de Vizela, integra as respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, estando abrangidos 59 utentes em ERPI, 30 em Centro de Dia e 40 Serviço de Apoio Domiciliário, e representa um investimento de €1.850.000,00, que vai criar 45 postos de trabalho.

A Câmara Municipal de Vizela considera esta parceria como uma mais-valia para o Concelho, em primeiro lugar para as várias freguesias do Concelho que não têm cobertura a nível social, nomeadamente Tagilde, S. Paio e Santo Adrião e, em segundo lugar, pelo facto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela ser uma entidade competente com provas dadas e que tem demonstrado um serviço excecional meritório nesta área.

De realçar que o Instituto Silva Monteiro encerrou em 2015, e desde essa data que o prédio se encontrava a degradar-se, surgindo agora a possibilidade de colocar aquele espaço ao serviço da comunidade.

Esta parceria vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.