CÂMARA MUNICIPAL LANÇA PETIÇÃO PÚBLICA ONLINE – SALVEM O RIO VIZELA

Ao longo dos últimos tempos, o Município de Vizela tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para combater, de forma assertiva, todos e quaisquer atos poluidores do Rio Vizela e, assim, alcançar a sua despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.

No seguimento das ações que têm sido efetuadas, na prossecução do objetivo de devolver o Rio ao Vizelenses, a Câmara Municipal de Vizela lançou uma petição pública online – SALVEM O RIO VIZELA, a qual pode ser assinada em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=riovizela.

Assim, e tendo em consideração que o Rio Vizela tem sido objeto de trabalho constante e é uma matéria que desperta grande preocupação face às constantes descargas que nele se verificam, os subscritores da petição solicitam que esta problemática seja debatida em sede da Assembleia da República, no sentido de ser recomendado ao Governo a execução da obra de construção de um emissário que permita a ligação da ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo e que, através do trabalho conjunto entre estas e as melhores condições ambientais para a receção do caudal tratado, seja definitivamente resolvida esta questão da poluição no Rio Vizela.

O Rio Vizela nasce no concelho de Fafe, na montanha do Alto de Morgaír, nas freguesias de Aboim e Gontim, desagua na margem esquerda do Rio Ave, em Santo Tirso, e é considerado como um dos mais importantes afluentes do Rio Ave, com um curso de água de cerca de 40 Km, que passa por cinco concelhos, designadamente Fafe, Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso.

O Rio Vizela sempre constituiu um elemento central para o florescimento da indústria e do turismo dos concelhos cujo território é atravessado pelo seu leito pelo que a sua despoluição significa efetivamente um manifesto acréscimo na qualidade de vida do ponto de vista da natureza ambiental, desportiva e lúdica.

Contudo, não obstante a sua importância para a região e uma luta de quase quatro décadas para a sua despoluição, o Rio Vizela continua a ser considerado como um dos rios mais poluídos da Europa.

Nesse sentido, no ano de 2016, foi apresentada na Assembleia da República por quatro associações que defendem a despoluição do Rio Vizela uma petição pública, a qual viria a resultar, em fevereiro de 2017, na aprovação de diversas recomendações ao Governo para a despoluição do Rio Vizela.

Contudo, sem prejuízo da aprovação das referidas resoluções, até à presente data, as medidas adotadas não produziram quaisquer efeitos úteis, continuando a verificar-se, através das ações de fiscalização autónomas efetuadas em parceria com a Autarquia de Vizela, diariamente descargas poluidoras do Rio Vizela, designadamente pela empresa Águas do Norte, S.A., através da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Serzedo, causando, dessa forma, danos substanciais com repercussões na saúde, bem-estar e diferentes sistemas de vida.

Face ao exposto, a Câmara Municipal de Vizela lançou uma petição pública – SALVEM O RIO VIZELA, pelos que apelamos a todos aqueles que queiram lutar pela despoluição do Rio Vizela, que assinem a referida petição em:

A Câmara Municipal considera que, sendo Vizela um Concelho e uma Cidade virados para o Rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica do Concelho.