Câmara Municipal promove serviço de Consulta Psicológica ao Domicílio

No seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social, nomeadamente no programa Vizela + Social, a Câmara Municipal está a promover o serviço de Consulta Psicológica ao Domicílio.

Esta valência destina-se a Munícipes que, devido a uma mobilidade reduzida, se veem limitados ao interior das suas habitações, sendo que tal limitação, em concomitância com outras problemáticas, potencia mau estar psicológico, que pode levar ao aparecimento de quadros psicopatológicos.

Assim, e para que o processo de Consulta Psicológica ao Domicílio seja iniciado deve o cuidador, familiar, responsável legal, entre outro, dirigir-se ao edifício da ação social, no edifício 2 do Mercado Municipal, sito na Rua da Portela, e solicitar o referido serviço.

De destacar que esta medida vem no seguimento da implementação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.

Assim, e decorrente da nova dinâmica autárquica impulsionada pelo atual executivo municipal, no âmbito da Ação Social, cada vez mais a Autarquia tem assumido uma postura de congregação de esforços e de formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais, indispensável à ativação dos meios e agentes de resposta e à otimização dos meios de ação a nível local.

O Vizela + Social integra um conjunto de oito medidas de intervenção, a saber: novas instalações/nova dinâmica na intervenção psicossocial, envelhecimento saudável, crianças e jovens em risco, incentivo à natalidade – Cheque Bebé, Banco Local de Voluntariado, violência doméstica, igualdade de género e apoio à família.

À semelhança de todas as outras medidas já implementadas, com a promoção deste serviço de Consulta Psicológica ao Domicílio, a Câmara Municipal reforça a sua ação no âmbito da intervenção social municipal, nomeadamente, nas áreas do apoio à família, da igualdade de género, violência doméstica e pessoas dependentes e seus cuidadores e/ou familiares, sempre com o objetivo de criar uma Vizela + Social.