CÂMARA MUNICIPAL REABRE AO TRÂNSITO RUA JOAQUIM FREITAS RIBEIRO FARIA

CONCLUÍDA ESTRUTURA PARA CONTENÇÃO DE FACHADA DO EDIFÍCIO DO CASTELO

No seguimento do incêndio no edifício do Castelo, que deflagrou no passado dia 11 de junho e do resultado do estudo do departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, no sentido de aferir as condições de segurança e estabilidade do edifício, a Câmara Municipal decidiu encerrar ao trânsito a Rua Joaquim Freitas Ribeiro Faria, em toda a extensão do edifício, até se encontrarem reunidas as condições de estabilidade e segurança do mesmo.

Nesse seguimento, e resultado do estudo, a Câmara Municipal contratou uma empresa especializada na área da segurança de edifícios, para a colocação de uma estrutura metálica para contenção de fachada do edifício do Castelo, na ala onde decorreu o incêndio.

Assim, encontrando-se concluída a colocação da estrutura para contenção de fachada do edifício e reunidas as condições de estabilidade e segurança do mesmo, a Câmara Municipal reabre amanhã ao trânsito a Rua Joaquim Freitas Ribeiro Faria.

De destacar que, quando assumiu funções, este Executivo deparou-se com a degradação total do Castelo, nomeadamente portas, janelas, assim como o seu interior, tendo de imediato sido efetuado um trabalho de limpeza exterior, em especial nas traseiras do edifício, encerramento de portas e janelas, assim como de todos os acessos.

Este majestoso edifício, conhecido como “Castelo”, situado na freguesia de S. João, foi construído no início do Séc. XX, por volta de 1905, a mando do Dr. Armindo de Freitas Ribeiro de Faria, com o objetivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho.

Este importante legado é sem dúvida alguma um marco importante na história de Vizela, uma vez que resultou de uma luta persistente do Dr. Armindo Faria, político e médico, pela autonomia administrativa da sua terra natal – Vizela.

Este edifício, com mais de cem anos de existência, continua a ser extremamente emblemático, considerado como um símbolo da luta das gentes de Vizela.