Câmara prepara intervenções nas infraestruturas para obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria

Tendo em vista o início da obra de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria, integrada no Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS, teve lugar hoje uma reunião entre a Câmara Municipal e várias entidades para avaliação do ponto de situação das intervenções do ponto de vista das infraestruturas da obra.

A reunião contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, do Vereador das Obras Municipais e vice-presidente, dos técnicos municipais e de representantes da Vimágua, EDP, Altice e REN Portgás e teve como objetivo definir a estratégia e articular com as referidas entidades a execução das obras de infraestruturas antes do início da execução da obra da Praça da República e Jardim Manuel Faria.

De destacar que o objetivo desta articulação com as diversas entidades é atenuar os constrangimentos resultantes da obra e que a intervenção decorra de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes, assim como evitar a realização de novas intervenções por parte destas entidades depois de concluída a obra da Praça da República e Jardim Manuel Faria.

De realçar que o projeto de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria é de extrema relevância para o Concelho e envolve a requalificação da Praça da República, situada no coração da cidade.

Este projeto envolve a reestruturação do desenho da Praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento.

Um dos aspetos fundamentais deste projeto de requalificação é a conjugação entre o passado e o futuro, apostando na valorização do espaço urbano, projetando a Praça da República para o futuro do Concelho.