CÂMARA PREPARA PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS COM LIMPEZA DOS TERRENOS COM SAPADORES FLORESTAIS

No âmbito da política de proteção civil da Câmara Municipal e de planeamento municipal no âmbito da época de incêndios, encontra-se no terreno a Brigada de Sapadores Florestais, tendo em vista a preparação do período critico de incêndios rurais/florestais.

Encontram-se, assim, no terreno uma equipa de sapadores florestais, que constituem a Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Florestal Permanente, num total de mais de uma dezena de elementos que estiveram no terreno durante 10 dias, numa extensão de cerca de 23 hectares, numa faixa de 10 metros de gestão de combustíveis (limpezas) junto das bermas das estradas nas principais áreas florestais, em diversas freguesias, em particular na Encosta de S. Bento.

De destacar que nesta época de preparação do período critico de incêndios rurais/florestais, a Câmara Municipal, em parceria com várias entidades, está no terreno para efetuar a gestão de combustíveis/limpeza florestal.

Assim, com este planeamento municipal, pretende-se acautelar uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para assim se limitar o seu desenvolvimento.

De destacar que este Executivo Municipal definiu a área de proteção civil como uma prioridade tendo implementado uma nova política, não apenas ao nível da reorganização do serviço municipal de Proteção Civil, nomeadamente na aquisição de equipamentos para reforçar a sua operacionalidade no terreno junto das populações, mas também no trabalho que tem sido feito em parceria com os Bombeiros Voluntários e a GNR de Vizela.