CÂMARA PROMOVE DEBATE SOBRE REFERENDO DO FERIADO MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Vizela promove na próxima quinta feira, dia 5 de janeiro, pelas 21.00h, no Auditório Municipal Francisco Ferreira, um debate sobre o processo de referendo municipal de Vizela, que terá lugar no próximo domingo, dia 8 de janeiro.

O debate será transmitido em direto pela Rádio Vizela e moderado por Fátima Anjos e contará com a participação de Victor Hugo Salgado, Presidente da Câmara Municipal, Francisco Ferreira, primeiro Presidente da Câmara Municipal de Vizela, José Manuel Couto do grupo A Pesada, Joaquim Vaz do MRCV e Padre Cândido Magalhães, reitor da Confraria de S. Bento das Peras.

Assim, e no seguimento da aprovação pelos órgãos competentes, Câmara e Assembleia Municipal, o referendo terá lugar a 8 de janeiro com a seguinte questão: “Concorda em manter a data do feriado municipal de Vizela no dia 19 de março em vez de a alterar para o dia 11 de julho?”

De destacar que, não obstante terem decorrido 25 anos desde a criação do concelho, a data das comemorações do feriado municipal tem sido objeto de alguma discussão, tendo sido amplamente discutidos, ao longo dos últimos anos, os dias 19 de março, dia da aprovação da criação do concelho de Vizela, e 11 de julho, dia de S. Bento das Peras, Padroeiro de Vizela.

Por essa razão, conforme anunciado publicamente e por ter sido uma promessa eleitoral do Presidente da Câmara Municipal, entendeu este Executivo que deveria ser realizado um referendo local, de modo a auscultar a opinião dos Vizelenses sobre o dia em que devem ser realizadas as comemorações do feriado municipal.​

Assim, no próximo dia 8 de janeiro, os vizelenses são chamados a participar na escolha do feriado municipal, pelo que a Câmara Municipal apela à participação massiva dos vizelenses nesta votação, de forma a encerrar de vez uma questão que se arrasta há vários anos e de forma a que seja definitivamente definido o dia do feriado municipal.