Câmara promove iniciativas sobre a temática social nos meses de outubro e novembro

No seguimento da nova política implementada por este Executivo Municipal na área social, a Câmara Municipal encontra-se a promover cerca de 13 iniciativas durante os meses de outubro e novembro, relacionadas com a temática social.

Assim, amanhã, dia 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, terá lugar o workshop sob o tema Erradicação da pobreza: um diálogo através da arte, em colaboração com a Universidade Católica, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, as 10h.00.

No próximo dia 20 de outubro, realiza-se o Passeio da Memória, uma iniciativa em colaboração com a Associação Alzheimer Portugal, com Caminhada e aula de dança, com saída da Praça da República, as 9h.30m.

No dia 4 de Novembro, às 10h.00, na Casa das Coletividades terá lugar o Workshop “Demências: Ocupação”, sobre o tema da importância da ocupação da pessoa com demência. No mesmo dia, às 14h.30m, na Casa das Coletividades realiza-se o Café Memória, faz-se à Estrada, sobre o tema “Vamos falar da doença de Alzheimer e outras demências”, uma sessão dirigida à população em geral, em colaboração com a Alzheimer Portugal.

No dia 13 de Novembro, às 14h.30m, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, realiza-se uma ação de sensibilização “Pensar a Violência Doméstica”, com as seguintes colaborações: Ana Rocha Alves, advogada e membro da CPCJ Vizela, modalidade alargada – Enquadramento jurídico da violência doméstica /Sofia Neves, psicóloga, professora no Instituto Universitário da Maia – As consequências psicológicas e sociais da exposição a situações de violência /Guarda Nacional Republicana – Guarda-Principal, Carla Filipe Ferreira, Como proceder/apresentar queixa perante uma situação de violência doméstica.

No dia 14 de novembro, pelas 10h.00, realiza-se uma ação de sensibilização sobre os direitos de consumo dirigida aos alunos do Agrupamento de Escolas de Infias, Vizela.

No dia 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças Contra a Exploração e o Abuso Sexual, pelo que no decorrer do mês de novembro, terá lugar a promoção de leitura da história “Kiko e a mão” em todos os estabelecimentos do ensino pré-escolar do concelho de Vizela, uma atividade com a colaboração da Biblioteca Municipal, assim como será efetuada uma exposição com a história na sede da CPCJ.

No dia 20 de novembro, no âmbito das Comemorações dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças, terá lugar a exposição, “Estendal dos Direitos” no espaço exterior do edifício sede da CPCJ.

No dia 21 de novembro realiza-se uma ação de sensibilização sobre os direitos de consumo dirigida aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Caldas de Vizela, às 10h.00m.

No dia 22 de novembro, às 21h.00, terá lugar o Sarau Solidário em Fafe, no âmbito da comemoração dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, uma iniciativa que conta com a colaboração das CPCJ’s do distrito de Braga e em que Vizela participará com  a colaboração da AIREV – Grupo Asas do Palco com a peça de teatro “Florescer”.

De destacar que todas estas iniciativas vêm no seguimento da nova política implementada por este Executivo Municipal na área social, reforçando o papel da Câmara Municipal enquanto ator por excelência para a resolução dos problemas sociais da população, ampliando a proximidade com os cidadãos e valorizando o fator humano, o espaço local e as relações comunitárias.

cartaz2