CÂMARA PROMOVEU REUNIÃO DE COORDENAÇÃO E SEGURANÇA PARA A VIZELA ROMANA

A Câmara Municipal promoveu um briefing de segurança no âmbito do Plano coordenação para a Vizela, Romana, com vista a dar resposta à realização deste evento, marcado para este fim de semana em Vizela.

Os Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal são documentos que, pela sua natureza visam regular o planeamento, a organização e a coordenação dos diversos agentes de proteção civil e de todas as entidades com missões de apoio envolvidas durante o decorrer do evento, para no caso de ocorrer alguma situação anómala e inusitada, à qual necessite a sua intervenção, o tempo de resposta e de ação seja minimizado ao indispensável à reposição da normalidade. Caraterizam-se como sendo instrumentos de gestão operacional que visam responder a situações excecionais durante o período de realização de um evento.

Na reunião foram discutidas medidas de segurança do evento com os agentes envolvidos, Câmara Municipal de Vizela, Associação Comercial e Industrial de Vizela, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Vizela, Empresa de Segurança Privada e Proteção Civil Municipal.

Na reunião foram definidos os cortes de trânsito, posicionamento de meios e todas as restantes medidas de segurança a decorrer durante o evento, contando com a presença de todos os agentes envolvidos.

No decorrer da Vizela Romana irão existir constrangimentos no trânsito, nomeadamente na zona circundante à Praça da República e no trajeto dos desfiles. Assim, nos dias 9; 10 e 11 de junho, haverá encerramento de trânsito nas seguintes vias:

– Praça da República – das 16H00 às 02H00;

– Rua Dr. Alfredo Pinto – das 12H00 às 02H00;

– Rua Dr. Pereira Caldas e acesso ao Fórum Vizela – das 16H00 às 02H00;

– Rua António Pereira da Silva, (no troço que liga à Praça da República) – das 16H00 às 02H00;

– Avenida Abade de Tagilde (no troço que liga a Rua 11 de julho à Praça da República) – das 16H00 às 02H00.

O trânsito estará ainda condicionado durante os Cortejos dos Romanitos (dia 9, às 17.00h) e da Vizela Romana (dia 10, às 21.00h):

– 9 de junho, sexta-feira, das 17H00 às 19H00 – encerramento do trânsito na Rua Dr. Abílio Torres, entre Ponte D. Luís e a Rotunda do Povo de Vizela;

– 10 de junho, sábado, das 21H00 às 22H00 – encerramento do trânsito na Rua Dr. Abílio Torres, entre Ponte D. Luís e a Rotunda do Povo de Vizela.