CAMPANHA MUNICIPAL DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA SUSPENSA A NÍVEL NACIONAL

No seguimento do Despacho n.º 3889/2020 da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, a Câmara Municipal de Vizela suspendeu a campanha municipal de vacinação antirrábica e identificação eletrónica.

Assim, a Câmara Municipal informa que se mantém temporariamente suspensa a campanha municipal de vacinação antirrábica e identificação eletrónica até à publicação pelas entidades competentes de novo despacho que determine o seu reinício.

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, responsável pela doença COVID-19, o Município de Vizela, em consonância com as diretrizes decorrentes do Estado de Emergência Nacional, implementou, ao longo dos últimos meses, um conjunto de medidas excecionais de ordem preventiva e restritiva, com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente para combater o surto e evitar a transmissão da doença na comunidade, assim como estimular a recuperação económica e assegurar a proteção social.

Assim e no seguimento do Despacho n.º 3889/2020 da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, a Câmara Municipal de Vizela suspendeu a campanha municipal de vacinação antirrábica e identificação eletrónica.

Neste seguimento, a Câmara Municipal informa que se mantem temporariamente suspensa a campanha municipal de vacinação antirrábica e identificação eletrónica até à publicação pelas entidades competentes de novo despacho que determine o seu reinício.

No seguimento da campanha lançada no inicio do ano de oferta da vacina e colocação do chip, durante seis meses, e tendo em atenção que a mesma apenas esteve em vigor dois meses, a Autarquia informa que a gratuitidade da campanha se irá manter durante mais quatro meses, contados a partir da data da publicação de despacho da retoma da campanha.

Esta medida vem no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, e da implementação do programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria.