CENTRO DE RASTREIO MÓVEL COVID-19 “DRIVE THRU” JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros, que decretou a implementação de um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Vizela, a Câmara Municipal, para além das determinações emanadas pelo Governo, adotou novas medidas e reforçou grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Assim, e depois de reunidas as condições para a instalação de um centro de rastreio “drive thru” no nosso Concelho, atendendo à escalada do número de infetados por aquela doença, com indicadores que nos colocam como um dos concelhos mais afetados do País e numa das regiões mais afetadas de Portugal, a Câmara Municipal de Vizela, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal, criou um centro de rastreio “drive thru” para despistagem da Covid-19 no Concelho de Vizela, que se encontra instalado na Marginal Ribeirinha e entrou em funcionamento esta manhã.

A instalação deste equipamento vai permitir aumentar a capacidade de testagem no Concelho, dispondo de duas linhas de realização de testes, com a capacidade para realizar 200 testes por dia, permitindo, desta forma, um maior controlo da pandemia por parte das entidades de saúde.

De destacar que o centro de rastreio “drive thru” destina-se a cidadãos suspeitos de infeção e referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem não possuir esta prescrição pode requerer o exame assumindo os custos inerentes à sua realização. Em qualquer das situações, os cidadãos deverão fazer a sua marcação obrigatória através do contacto 220 125 001.

centro de rastreio “drive thru” de Vizela funciona de segunda a sábado, das 09.00h às 18.00, onde os testes serão realizados em modelo “drive thru”, onde os cidadãos não necessitam sair do carro para efetuar o diagnóstico, sendo depois os resultados enviados diretamente para o paciente e para as autoridades de saúde pública, no prazo de 24h a 48h.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.