DELEGAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VIZELA VISITOU FRONTIGNAN LA PEYRADE

Uma delegação do Município de Vizela constituída pela Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pela área da geminação, Agostinha Freitas, e um técnico municipal, visitou a cidade de Frontignan la Peyrade, no sul de França, localidade com quem Vizela tem um protocolo de Geminação.

O principal objetivo desta visita foi o aprofundamento das relações de amizade e de colaboração entre as duas comunidades, tendo o Município de Vizela estado pressente na cerimónia de apresentação dos jovens voluntários europeus que estão a desenvolver um período de mobilidade internacional naquela cidade, inclusive a jovem vizelense Rita Fernandes.

Durante esta vista foram realizadas diversas reuniões de trabalho com vários setores deste município, como a educação, desporto e juventude no sentido de planear futuras ações entre as duas cidades, tendo ainda o momento disso aproveitado para convidar oficialmente o Presidente da Câmara deste município para estar presente nas comemorações dos 25 anos da criação do concelho de Vizela.

O Município de Vizela e Frontignan la Peyrade têm desenvolvido várias colaborações com um impacto muito positivo nas duas comunidades. Todos os anos um/a jovem de Vizela parte para Frontignan numa mobilidade de voluntariado, tendo Vizela também recebido, no ano passado, duas jovens francesas num contexto de estágio profissional e cerca de 50 jovens Franceses estiveram 10 dias em Vizela num estágio Internacional de andebol.

O Município de Vizela tem protocolos de geminação com as cidades de Frontignan, Caldas de Reis e Villa Maria, na Colômbia. Esta dimensão internacional é orientada através de um plano estratégico que tem como principais objetivos o reforço dos laços de amizade, solidariedade, partilha e cooperação entre as cidades geminadas, assim como a valorização do território de Vizela, através da internacionalização dos seus recursos e potencialidades, e aprofundar a identidade de uma cidadania europeia e global, baseada nos valores da paz, desenvolvimento, democracia e sustentabilidade.