ETAR de Serzedo altera local de descargas para o rio Vizela

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses, no sentido da despoluição do Rio Vizela, a Câmara Municipal de Vizela foi hoje alertada para descargas junto da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo da Águas do Norte.

Nesse sentido, a Câmara Municipal deslocou-se ao local para verificação das descargas que estavam a ser efetuadas e, onde foi possível constatar a alteração da localização da descarga da água tratada pela ETAR para o rio Vizela.

Assim, anteriormente, a descarga era efetuada por uma “boca de lobo” com queda livre com cerca de 1 metro de altura, onde era possível aferir visualmente de forma clara as condições de tratamento da água.

Atualmente, e segundo foi possível apurar, verifica-se uma alteração da descarga do efluente tratado, deixando de ser por “boca de lobo”, sendo agora efetuada por um sistema de descarga afogado, não havendo uma visualização direta da descarga, sendo apenas possível visualizar a coloração da água descarregada no rio quando esta for significativa.

Para além da alteração do sistema de descarga do efluente tratado, a Câmara Municipal voltou a verificar a existência de uma conduta de emergência, a poucos metros da ETAR de Serzedo, que efetua descarga sem qualquer tratamento, quando a ETAR atinge a sua capacidade de tratamento, sendo que no dia de hoje não foi possível verificar esta conduta em descarga, mas ainda eram visíveis os resíduos existentes na saída da mesma, previsivelmente efetuada ao longo dos últimos dias.

A Câmara Municipal de Vizela condena esta atuação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo da Águas do Norte, considerando que não é escondendo o problema que se resolve o problema.

Assim, a Câmara Municipal irá continuar a tomar posições públicas sobre esta matéria, tendo já abandonado o Plano de Acção para a despoluição do Rio Vizela e exigido do Ministério do Ambiente a tomada de uma decisão sobre esta questão, nomeadamente exigir a emissão do despacho específico para as descargas no Rio Vizela e a execução de uma conduta de ligação entre Serzedo e Vizela.

De salientar que a Câmara Municipal de Vizela considera que a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente e necessário exigir por parte dos responsáveis a resolução definita do problema da despoluição do Rio Vizela.