Executivo visitou obras do centro urbano

No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, o Executivo Municipal, acompanhado pelos Presidentes de Junta, efetuou uma visita às obras que se encontram a decorrer no centro urbano, nomeadamente as obras da Requalificação da Av. Eng. Sá e Melo, da ligação do Fórum à Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha) e à requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria.

Nesta visita, o Presidente da Câmara destacou a importância da revitalização do centro urbano, que há mais de 10 anos que não havia uma única obra no centro e que este Executivo veio alterar por completo este paradigma, tenho implementado o RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, num investimento de cerca e 3,5M€, sendo investimento próprio de 1M€, e que irá tornar irreconhecível o centro urbano de Vizela.

Neste Plano de Ação destaca-se a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, mas também de todas as artérias adjacentes, tal como a Rua Doutor Abílio Torres, a Av. dos Bombeiros Voluntários, a Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha), a Rua Joaquim Pinto, a Rua Ferreira Caldas, a Av. Eng. Sá e Melo, o parque de estacionamento no Fórum Vizela e ainda a Casa da Cultura.

Na vertente mais sustentável, este Plano integra ainda a requalificação do Parque das Termas, um projeto de fundo para a maior revitalização do Parque das últimas décadas, a requalificação das margens e leito do Rio Vizela, e a criação de uma ciclovia, que fará a ligação da Freguesia de Infias à Marginal Ribeirinha.

Nesta visita foi apresentado o projeto da obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria pelo Presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado e pelo arquiteto responsável pelo projeto, Filipe Costa, sendo que a obra deverá estar no terreno no início do próximo ano, aguardando apenas o visto do Tribunal de Contas.

O Presidente da Câmara destacou que quando este Executivo Municipal tomou posse nada havia sido feito pelo anterior Executivo em relação à obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria e que o valor aprovado em candidatura não era suficiente para a execução da obra, tendo este Executivo conseguido um reforço da dotação FEDER de 665.543,13€, numa obra que terá um investimento total de 1.843.085,57€, com uma comparticipação de 1.566.622,73€, sendo o investimento próprio da Câmara de 276.462,84€.

A finalizar, Victor Hugo Salgado afirmou que apesar de ser um projeto ambicioso, está convicto que no final será uma obra que vai deixar orgulhoso cada vizelense.

O Edil apelou à cooperação e compreensão de todos os moradores e comerciantes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos resultantes das obras, reiterando que projeto de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria é de extrema relevância para o Concelho, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes.