Exposição de Fotografia – “30 Imagens 30 Direitos”

A Câmara Municipal de Vizela vai inaugurar no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15.00h, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma exposição de fotografia com o título “30 Direitos 30 Imagens” e que estará patente na sala de exposições Joaquim da Costa Chicória até a dia 11 de Janeiro de 2020.

Esta iniciativa faz parte dos objetivos definidos no Plano Estratégico para a Juventude – Juventude em Ação, que visa a promoção da educação para os Direitos Humanos junto da comunidade vizelense.

A exposição resulta de uma parceria entre o fotógrafo vizelense José António Guimarães e a Câmara Municipal de Vizela. O fotógrafo foi convidado a tirar 30 fotografias representativas de cada um dos 30 artigos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele aceitou o desafio e o resultado são 30 imagens que nos convidam a refletir sobre qual é o direito associado a cada imagem.

O público que visitar esta exposição será convidado a interagir com a mesma, tentando descobrir qual é o direito humano fundamental que o fotógrafo tentou captar em cada fotografia. A resolução final deste desafio será desvendada ao longo de 30 dias. A partir do dia 10 de dezembro, através das redes sociais do município, será dado a conhecer um direito por dia e qual a respetiva imagem associada a esse mesmo direito consagrado na da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A exposição conta com a colaboração estratégica do Centro de Juventude de Lisboa. Esta entidade tem o selo de qualidade do Departamento de Juventude do Conselho da Europa, e tem nos seus pilares fundamentais, a defesa e divulgação da Declaração dos Direitos Humanos.

O fotógrafo vizelense vai ter estas mesmas fotografias exibidas no espaço de exposições do Centro de Juventude de Lisboa até ao dia 20 de dezembro de 2019.